domingo, 13 de janeiro de 2013

Como tratar decks e varandas após o inverno

Durante muito tempo não se prestou atenção às áreas das varandas e pátios. Nos frios meses de Inverno, ficávamos felizes num lugar quente e acolhedor dentro de casa e quase não lembramos do jardim e áreas externas.
Fonte: Portal Angels
Quando a Primavera se aproxima, voltamos a nos interessar pelas nossas varandas, jardins e decks. O inverno deixa vestígios nos nossos jardins, pátios e varandas. Para apagar os sinais do Inverno, é preciso fazer algumas melhorias aqui e ali e algum trabalho de remodelação.


O que fazer em relação às manchas de ferrugem, danos climatéricos no solo, móveis de jardim e persianas e infestações de musgo nos pátios? Gostaríamos de lhe dar algumas sugestões sobre como lidar com este tipo de problemas depressa e facilmente.

Conforme atravessa o seu pátio ou varanda, pode notar alguns pontos que ficaram infestados com musgo e líquenes depois do longo Inverno. Apesar desta patina esverdeada dar um aspecto mediterrânico a algumas pedras no jardim, muitas vezes não é bem-vinda nos terraços. Além de parecer sujo, é perigoso, pois é fácil escorregar em lajes cobertas de musgo ou líquens.

Por isso, a questão é como se resolve o problema. Escolhe-se um produto químico geralmente muito eficaz, mas muitas vezes tóxico, ou uma alternativa mais amiga do ambiente? Não devem ser usados produtos químicos nos chãos de madeira, pois a madeira é muito sensível e esses tratamentos podem causar danos permanentes. Nesses casos, é melhor usar os velhos remédios caseiros de sucesso comprovado. Lave o chão depois de o limpar. Não é boa ideia usar vedantes, pois a madeira necessita de respirar.

A melhor forma de evitar o esverdeamento é começar por escolher as pedras certas. Por exemplo, o granito, é menos susceptível ao esverdeamento. Ao criar a disposição de um novo pátio, deve assegurar-se de que há uma ligeira inclinação para que a água possa ser escoada e não se acumule.
Fonte: Traça Móveis
Quando olha para o estado dos seus móveis de jardim depois de terminar o Inverno, a sua vontade de se sentar no seu jardim de Primavera pode desaparecer depressa. Os móveis de madeiras duras são muito sensíveis à luz solar e à humidade. A coloração cinzenta resulta destes factores. Os líquens nos móveis de jardim podem ser removidos com sumo de limão ou vinagre. Contudo, para uma proteção permanente, recomenda-se um tratamento com óleo para madeira dura. Os móveis de pinho macio devem ser escovados primeiro com uma escova rija. Se a infestação já estiver muito avançada, a madeira pode ser lixada até chegar a madeira saudável e, em seguida, escovada com essência de abeto ou óleo de pinheiro.

Para recuperar o velho brilho das balaustradas de varandas enferrujadas, primeiro pode limpar a superfície com uma escova de arame. Um velho remédio caseiro é remover a ferrugem com água quente e sumo de limão. No entanto, esta opção não é muito duradoura. Para combater a ferrugem a longo prazo, pode aplicar primário anti-ferrugem nas áreas enferrujadas e depois dar duas demãos de tinta.

Deve garantir sempre que tratar o chão, as balaustradas e os móveis com produtos ecológicos com certificação ambiental, em particular se  tiver crianças.

Fonte: http://www.gardena.com/pt/garden-life/areas-de-varandas-e-patios-depois-do-inverno/

5 comentários:

  1. Sheila querida, adorei o post! Ótimas dicas!
    Bjos e uma semana abençoada pra ti!
    Vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vero Querida!!

      Obrigada pela visitinha, fico super lisonjeada sempre que vens e deixa teus comentários sempre tão carinhosos!!

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  2. ADOREI O POST , TENHO UM PERGOLADO COM UM LINDO DEK NA FRENTE DE CASA !!!

    ResponderExcluir
  3. ADOREI O POST ,VOU USAR AS DICAS AQUI EM CASA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom foi útil o post!!

      Obrigada pela visita e volte sempre!!
      Beijinhos
      Sheila

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...