terça-feira, 25 de junho de 2013

Dicas de Cultivo e Perguntas frequentes

Este post tinha a intenção de ser um apanhado geral de dicas e as perguntas mais frequentes, eu estava esperando ter mais informações antes de publicar, mas decidi publicá.lo agora e ir atualizando.


Josi Cardoso

1. Sobre Perlite, quando fui perguntada sobre um substituto no Brasil.
Minha resposta:
ela pode ser um substituto da areia, ideal para crescimento de raizes, absorve e segura ar e umidade e melhora a drenagem...O perlite é uma rocha vulcanica e uma vantagem é ser mais leve. O nome no Brasil é Perlita, são umas pedrinhas, parece cal ou isopor, super fininho e super leve...

Tiko Santos Jr respondeu - areia grossa de rio (não serve areia da praia, pois essa contém sal), que pode ser encontrada em lojas de material de construção, a preços módicos;
- turfa (uma espécie de substrato vegetal, muito utilizada em bonsais);
- terra vegetal (um composto orgânico à base de cascas de plantas, principalmente palha de côco), bastante utilizada como substrato para samambaias.

Há quem utilize também Vermiculita, outro mineral utilizado em bonsais para "aerar" o solo, e que auxilia inclusive na manutenção de uma temperatura aceitável para plantas expostas diretamente à luz solar (como os cactos, por exemplo). Particularmente, não uso Vermiculita, pois pode ser tóxica, existem relatos de que a exposição ao amianto e basalto sejam prejudiciais ao longo do tempo.
Se quiser ler mais sobre a perlita, clica aqui. Veja como fazer o substrato aqui.

Josi Cardoso

2. Dica da Josi Cardoso - Para manter as Suculenats saudáveis
Josi Cardoso, aquela de São José, Santa Catarina, que tem a coleção de suculentas mais lindas que eu já vi, elogiada por todos, sem exceção, disse que usa Captan, encontrada nas agropecuárias e uso fertilizante da forth 4-14-8. uma vez a cada 15 dias.


Jardim maravilhoso da Josi Cardoso

3. Pergunta de Andreia Nascimento - Fanpage
Sou de SP..aqui chove um monte... as minhas suculentinhas além de frio estão encharcadas...o que faço??!!
Retirar elas da chuva, coloca num lugar onde tu possa cobrí-las, é o que faço com as minhas, além de ter o solo bem drenado, sem pratinho em baixo do vaso. Sabe o que eu fazia também, era cortar aquelas garrafas de 5 ou 7 litros de água, então ficava igual aqueles protetores de bolo, sabe? na hora que começar a chover é só colocar nos vasos...funcionava bem. Se elas continuarem encharcadas, provavelmente vão apodrecer.

Outra idéia é da Jill Ingram Coleman,  veja foto é genial...pode proteger da chuva e sol, sem esconder a planta..o que acharam? compartilhemmm se gostarem..Ah esqueci de dizer são pratos de plastico...mas vc pode usar o que achar razoavel.

Jill Ingram Coleman

 Quer saber mais sobre regas, clica aqui.
4. Pergunta sobre o melhor substrato.
Eu costumos usar o Substrato próprio para cactos e ainda colocava um pouco de areia 2 para 1 (areia de construção) para baratear rs...
Areia de praia não é recomendada, nunca usei, mas tem uma leitora aqui no blog a Rute que usa e não tem problemas e sobre isso eu estava pensando...Muitas suculentas tem seu habitat natural na praia, regiões oceânicas..e agora?? rsrs
Outro leitor aqui do blog (Dasts) sugeriu utilizar areia de filtro de piscinas, que evita a compactação e tem ph neutro e tem procedência confiável, enquanto que a arei de material de construção pode ter alguma mistura, aí envolveria um processo de esterilização e peneira.


Josi Cardoso
5. Dica de Cecilia Peres - Chá de Casca de Banana - Grupo Troca de Plantas Portugal - Facebook 
É rico em PK ajuda as plantas á sua floração, eu uso nas Orquideas.
Ferver 5 cascas de bananaem 1,5 litros de água. Deixe arrefecer e cada 0,5 l. mistura num litro de água e rega as plantas cada 15 dias. O N faz as folhas das plantas demasiado grandes.


6. Dica de Cecilia Peres - Fanpage Facebook As Minhas Plantas -  COMPRA de FLORES e PlANTAS:
Por muito que goste de uma flor ou planta, nunca compre uma planta doente, ela contagiará as outras.
Verifique as folhas e os raminhos e certifique-se que não teem praga nem estão doentes, o gosto pela planta pode não compensar se pegar a doença ou praga a outras.
Recuse plantas cujas raízes saem pelos furos de drenagem e muitas raízes no topo do vaso.
Ao escolher uma planta escolha aquela que tiver mais brtos por abrir.
Logo que possa troca a terra, pois se estiver envasada em turfa, rápidamente irá perder-se, pois a turfa seca em volta do tronco e será deficil a rega, a turfa não tem qualquer alimento para elas.


Josi Cardoso
7. Dica de Cecilia Peres - Fanpage Facebook As Minhas Plantas -
Ouço muitas vezes dizer às pessoas qque compram flores:
Vou comprar, mas morrem logo.
O que costumam fazer quando compram uma planta?
Normalmente as plantas vem envasadas em turfa. A turfa, só serve para enraizar e transporte. As plantas quando vem dos viveiros, vem muito adubadas, depois deixam de o ser. a turfa seca e as plantas secam e morrem.
...

Aqui fica um conselho:
Quando comprar uma planta, tire a planta do vaso e com um palito de espetada tente desembaraçar as raízes o maior numero possível coloque terra nova misturada com alguma areia, para que haja uma boa drenagem no solo. Regue a planta, e deixe-a durante alguns dias à sombra.


Josi Cardoso
8. Minha Dica - Planejamento
Quando for plantar, transplantar, plantar aquelas mudas de galhos, compre toooooddooooo material necessário antes de começar e a mais, se sobrar você vai acabar por utilizar mais tarde, não é dinheiro mal gasto. Não faça como eu, compro o suficiente e o que eu acho suficiente nunnnnnca é suficiente, sempre falta substrato, depois falta a areia, depois fica faltando vaso..
Desta vez trouxe as mudinhas de Portugal, sai de lá achando que tinha trazido diversas espécies...me enganei, acabei pegando muitas iguais e deixei várias sem pegar. Então se programe, faça uma lista do que tem e do que quer ter, por exemplo eu queria fazer arranjos, mas com pouca diversidade de espécies, eles não ficam muito atraentes.
Aí comprei vasos e terra achando "isso dá e sobra" ledo engano, no inicio faltou substrato e perlite aí dei aquela economizada. Resultado agora estou mexendo novamente nos vasos...Super errado, agora era o momento das mudinhas se acentarem e iniciarem aquele crescimento que a gente tanta espera. Custo benefício zero, pois pode perder as mudas que compraram ou ganharam. Certo??

Josi Cardoso
9. Todas as suculentas devem ficar ao sol?
Sim, a maioria delas prefere sol direto, mas procure pesquisar, pois algumas preferem sol apenas durante parte do dia. Se você notar que sua suculenta está ficando com as folhas murchinhas e amareladas é sinal que sua suculenta está precisando de mais sol. Sinceramente não me lembro de ter visto alguma suculenta que morreu por excesso de sol, ela apenas muda sua coloração, o que chamamos de estar sob stress. Leia mais aqui e aqui.


Josi Cardoso
 10. Dica da Josi Cardoso e Ricardo Cactos para cochonilha (foto do cactos logo abaixo)
Josi disse "Deixe o cactos ao sol pleno e minimo de rega e use Icon Garden.

Ricardo Cactos disse "creio que esteja cheio de cochonilhas verifique as raizes da planta se não está cheio de pontinhos brancos tambem...Simone Zanella Mas se retirar da terra ela não... morre?
Ricardo Cactos pode tirar tranquila... se estiver com os pontos brancos nas raizes (cochonilha)... vai ter que tratar a planta toda e colocar em novo substrato e e vaso limpo... tem que ficar sempre alerta a mudança de clima principalmente kuando fica mais umido..no seu caso ela afetou bastante a planta jah... vai demorar para ela se recuperar

19 comentários:

  1. Que post lindo. Adorei e as dicas maravilhosas! Perfeito, assim não tem como errar.

    ResponderExcluir
  2. Querita Sheila, este é um verdadeiro tratado sobre a arte de bem cultivar suculentas. Vou guardar, sim!
    Amiga, o Algarve esteve delicioso. Fiquei em Tavira e todos os dias fui para Manta Rota. Foram 5 dias maravilhosos. Infelizmente apenas 5 e voaram. Não fiz mais nada além da praia e de jantares excelentes. Não houve tempo. Para a próxima farei questão de esticar a estadia.
    Não percas a próxima feira. Acho que funcionará como incentivo para o sucesso que desejas e mereces.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sheila, muito trabalho e pouco tempo né loura? Meu grande problema, só que eu tenho que acordar cedo, mesmo assim o tempo corre na frete. Fico torcendo que dê certo o negocio da feira, sucesso viu?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, tudo bem?
    Queria umas orientações, por favor...

    1. Ganhei uma echeveria perle von nurnberg, que veio com um broto já nascido a partir de sua própria raiz.
    Como o broto tbm já tinha raízes, eu separei os dois, e os devolvi para a terra do vaso. Fiz isso por que o broto estava bem amassado sob a planta original, e com muitas folhas moles e secas. Fiz mal em separar? Ou há chances de que os dois sobrevivam depois desse procedimento de separação?

    2. Eu ganhei essa planta recentemente, e ela fica no apartamento em frente a uma janela. Mas os dias por aqui andam muito nublados e chuvosos, ou seja, não tenho como oferecer muita luz do Sol. A plantinha consegue sobreviver mesmo durante um clima como esse?

    Desde já, agradeço sua orientação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!!
      Fez muito bem em separar o brotinho, é o que eu sempre faço, limpo bem tiro as folhinhas velhas , ainda mais por que sei que desse lugar vem novos brotinhos..uma beleza de se ver...Mas olha só..nada de regas exageradas..só regue quando estiver super seca...Aproveite para deixar ela em adormecimento em local iluminado e ventilado, pra quando chegar a primavera fertilizar e ver ela crescer igual louca rs..
      Sobre a segunda pergunta, se ela tiver luz e ventilacao, nao importa se é frio..o que elas nao gostam sao de geada e muita agua..outra coisa, fique atenta pra ver se o solo é bem drenado..
      E qualquer coisa que precisar de um grito...que respondo, se souber com todo o prazer..
      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pela aula!!!!
    Vou fazer o máximo possível para cuidar bem das plantinhas. Eu cuido delas, e elas cuidam da minha higiene mental... Está sendo muito divertido!
    Boa noite, e tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!!!

    Gostaria de implantar um jardim de suculentas na minha casa de praia, fica em Caraguatatuba, voce acha que daria certo? Quais especies devo priorizar? Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanda querida!! Meu deus desculpe a demora pra responder, tenho andado meio fora aqui do blog infelizmente e não sei o que aconteceu que não li tua mensagem. Infelizmente não poderia executar esse projeto contigo, pois moro na Irlanda, mas tenho certeza que até mesmo tu, sozinha poderia fazê-lo, a menos que precises de um designer, paisagista para isso, mas a manutenção das suculentas é tão simples que tu mesma vais adorar executar o projeto,
      Eu priorizaria as Agaves, Crassulas, Aloe Vera, Echeverias, Semprevivum e Cactos em geral vão ficar lindoss!!!
      Depois manda fotos para eu postar na pagina do facebook ou mesmo aqui.

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  8. Gostaria de implantar um jardim de suculentas na minha casa de parai em Caraguatatuba, voce acha que daria certo? quais especies devo priorizar?? Abraço!1

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se as suculentas podem pegar SOL da tarde???? e quais especies posso plantar??? moro em Bauru ak é muito quente, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elza querida!! Simmm claro que podem pegar sol da tarde, quanto mais sol, luz e ventilação melhor e mais lindas elas vão ficar!!!

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  10. Oi Sheila,muito bom e lindo seu blog!Estou começando agora a cultivar suculentas e ando pesquisando,eu esterilizei a areia de construção,achei na net o método,mas não sei com o que misturar mais para poder plantar as suculentas,se terra vegetal,ou húmus,vi que usam isopor ralado para drenagem das plantas carnívoras e orquídeas,você já experimentou?Aqui é meio difícil achar perlita onde moro,também falam em cacos de telha ou tijolo,me perdoe a ignorância de marinheira de 1 viagem mas não tenho a menor ideia de que substrato usar,kkk!Obrigada pela atenção,Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristal!!
      Dê uma olhada neste post, ele vai te dar uma noção de como fazer teu próprio substrato!! Nunca vi nem experimentei usar isopor, mas cacos de telha e tijolo eu já ouvi falar e cacos de telha eu já usei pra drenar, mas o que mais uso é a areia mesmo e pedras!!
      http://vidasuculenta.blogspot.co.uk/2013/08/saiba-como-fazer-seu-proprio-substrato.html

      Se precisar de mais alguma coisa estou as ordens!!

      Beijinhos

      Excluir
  11. ola boa noite meu nome e Eliane, minhas suculentas ainda pequenas, estao perdendo as petalas... de baixo para cima , por favor me ajude , nao sei o que faer

    ResponderExcluir
  12. Olá, boa tarde.
    Belo post, mt Obrigado

    Tenho algumas suculentas que as folhas estão ficando uma a uma de baixo pra cima amarela e murchando. E na base tem um broto novo crescendo? Será falta de rega ou excesso? Ou falta de sol?

    N consegui identificar ainda. Me ajuda. Kkk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...