sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Posturas corretas e confortáveis para jardinar

Quem não passou alguns minutos, horas, quem sabe um dia inteiro fazendo aquilo que amamos tanto, limpando vasos, fazendo mudinhas, carregando sacos de substrato, trocando vasos de lugar, de lá pra cá e de cá pra lá e aí não ficou bom naquele lugar, faz tudo de novo até ficar pitéu rs...depois de tudo acabado ou mesmo antes, não dá aquela vontade de fazer tudo de arrasto, deitada, mas a vontade é continuar e continuar rs rs.

Primeiramente, devemos ter uma musculatura de coluna e abdômen forte.

Uma coisa importantíssima e verdadeira que li e transcrevo aqui "O fator psicológico conta muito para uma boa postura corporal. Logo percebe-se quando um indivíduo está triste ou deprimido, devido ao posicionamento de seus ombros. Um indivíduo extremamente cansado ou sonolento dificilmente terá uma postura correta. À medida que um indivíduo feliz e bem disposto têm sempre uma postura melhor."  (Fonte) pois tem muita gente que me escreve dizendo que a jardinagem, mais especificamente as suculentas e cactos deram novo sentido a sua vida, pois estavam num quadro depressivo e conseguiram sair ou estão saindo dele com ajuda das plantinhas.

Aqui vou deixar estas 3 dicas para que no dia-a-dia possamos melhorar a nossa postura, nem vou falar em se exercitar, mas pequenas mudanças de atitude.

  • Ao sentar-se numa cadeira reta colocar uma toalha de tamanho médio enrolada no fundo das costas. Assim mantêm-se a curvatura fisiológica normal evitando ficar recostado na cadeira.
  • Ao deitar-se, prefira a posição de lado, mas sempre com uma almofada entre as pernas, para que não haja uma diferença na altura dos quadris, que levam consequentemente a uma alteração nas costas.
  • Ao caminhar, jogue um pouco os ombros para trás, mas sem exagero, coloque a barriga para dentro e mantenha o queixo paralelo ao chão. Fonte
  • Ao caminhar contraia a barriga levemente.
  • Com o passar do tempo, manter uma postura correta fica cada vez mais fácil. Mas caso apareçam dores ou outras dificuldades, é importante consultar um fisioterapeuta.
Então vou mostrar algumas imagens de posições e posturas corretas e não corretas que temos que ter em conta na hora da jardinagem. Uma outra coisa importante é estar atenta e se observar para correção de certas posturas, pergunte ao seu marido, amiga(o), irmã(o) a respeito de sua postura e peça para que te chamem atenção quando se descuidar.

Algumas imagens não são especificamente da jardinagem, mas podemos adequá-las.




  • A postura da bancada pode adequar a sua bancada de trabalho. As vezes temos uma bancada toda chique e ficamos toda curvadinha nela. 
  • Esta postura do aspirador use qdo estiver usando um ancinho de tirar folhas.


Vai carregar um vasinho de um lado pro outro, preste atenção na postura desde o início do processo. Se perceba, preste mais atenção em você!! Ao carregar um peso é importante manter o mais próximo ao tronco.

Quando vamos jardinar pensamos 'vou só plantar uma coisinha, nem vou precisar ficar na postura correta' não esqueça dos efeitos cumulativos, hoje você só vai ficar 5 minutos, mas amanhã podem ser horas no jardim e isso ocorre seguidamente. É importante manter os joelhos flexionados, na postura de cócoras ou com um dos joelhos apoiados.
Algumas dicas de alongamento para a coluna. 

Faça os alongamentos em frente ao espelho, pois aí você consegue perceber se estão corretos os movimentos, permaneça na posição de alongamento por 30 segundos.

Alongamento para os músculos posteriores.

Alongamento para os músculos laterais de tronco.

Alongamento de lombar. Deixe a cabeça relaxada.

Alongamento para os músculos cervicais.



Fonte Consultada 1
Fonte Consultada 2


6 comentários:

  1. Tudo que é errado eu faço, dá pra imaginar?
    e você sabe né que já estou sentindo os reflexos desta
    péssima mania.
    bjs tenha um bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi minha bixinha,
    Este post, é a minha cara, eu implico com a postura das pessoas que convivem comigo, principalmente a dos filhos, sempre corrigindo a postura, senta direito! e ainda pego e coloco certo, rsrs, muitas vezes eles reclamavam, deixa, a gente nem pode relaxar! rsrs, agora sobrou pro filhote caçula, já passo por ele ajeitando a postura, mania, rsrs, mas que valeu a pena.
    Sheiloca, já tô recuperando meu antigo peso, perdi 2 quilos, caminhando e comendo menos à noite, rsrs, e vc não pare as caminhadas, elas servem mesmo.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Sheila,

    Eu tento usar a postura correta, mas muitas vezes, eu fico tão concentrada nas minhas plantinhas que esqueço, o quanto isso é importante. No dia seguinte, é que sinto as consequências.
    Sensacional esse post!
    Um lindo final de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sheila, gostei muito deste post. Devemos estar sempre nos policiando para ter uma postura correta!

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha este post mana... se tivesse visto ants, não estaria capenga dos meniscos...

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sheila, Seu Site é (TDB) tudo de bom... imagina: pensar na nossa coluna! Eu já estou que não aguento a minha, também! fazendo tudo errado! Obrigada... Baeijos....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...