quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Você sabe o que é “mulching”?


O mulching é uma técnica de jardinagem que tem diversas vantagens e refere-se a tudo que pode ser colocado sobre o solo, como cobertura.
Apareceu nos Estados-Unidos nos anos 50 e é utilizado atualmente por muitos jardineiros, profissionais e amadores como cobertura e proteção do solo e para complemento estético.
O mulch é utilizado com diversas funções, moderar a temperatura do solo, reduzir o aparecimento de  ervas daninhas, conservar a umidade o que acarreta a diminuição de regas, liberar matéria orgânica ao solo, proteger contra geada, evitar que as folhas de suas plantas acumulem terra e além de tudo criar uma aparência mais agradável ao jardim. O mulch pode ser orgânico e inorgânico.
Mulch Orgânico- Folhas
- Lascas de madeira
- Palha
Folhas de pinheiro
Desvantagens: por serem leves a palha, folhas e lascas de madeira são dificeis de permanecerem no solo por causa do vento.
Vantagens: libera matéria orgânica ao solo.

Mulch Inorgânico
- Cascalho e pedras de rios, são as preferidas para Jardins Xeriscape, pois evita o apodrecimento das raízes de Cactos e Suculentas.
 
Much Lava, Cascalho de Granito e Vidro Reciclado


- Pedra de lava- Cascalho de granito
- Pedras decorativas e coloridas
- Areia- Vidro reciclado triturado- Tijolo triturado
Desvantagens: não melhora em nada a qualidade do solo.

Vantagens: uma vez compradas, você terá pra sempre, pois não se decompõe, não atraem cupim, evita erosão, economia de tempo e dinheiro, menos regas, menor uso de pesticidas e herbicidas.
 Outros tipos de cobertura (mulch) e pontos a considerar
- Filme plástico
- Papelão reciclado
- Ardósia
Para canteiros ou grandes espaços de plantas de maior porte, deverão escolher-se materiais maiores e mais pesados. Outra das grandes vantagens do mulching é que permite obter efeitos decorativos, jogando com a cor, as texturas e o contraste, obtendo assim um jardim bonito e bem cuidado.

Como escolher o mulch certo
É necessário fazer uma reflexão sobre qual tipo de mulching se adequa melhor as características de seu jardim, já que os diversos tipos de mulching podem caber ou não as suas necessidades.

Pontos para refletir:
-  Adequação ao PH do solo. 
- Remoção na primavera. Certos mulchings, como pedras e cascas de árvores, devem ser retirados na primavera, pois podem sufocar as plantinhas que estão nascendo.
- Custo. Escolhendo determinados tipos você pode encontrar seu mulch de graça, mantendo pilhas de composto, folhas, ou indo em rios secos de onde você poderá escolhaer as pedrass que mais lhe atraem.
- Aparência. Cada tipo de mulch se adequa melhor a cada tipo de design e você pode escolher uma cobertura que corresponde a uma cor e textura.
- Penetração de água e ar. Alguns mulchs permitem uma melhor passagem de água e o ar. Isso pode ser um fator importante dependendo dos requisitos de regas das suas plantas.
- Adição de nutrientes ao solo. Mulchs Orgânicos adicionam nutrientes de volta para o solo quando se decompõem. Utilização do composto como um mulch garante abundância de nutrientes para suas plantas.

Fontes Pesquisadas:

4 comentários:

  1. Oi Sheila, estou adorando seus posts, fiz um comentário no post anterior e não saiu, nele eu falei que adorei vc ter usado umas dicas do meu jardim é assim, amei, viu?
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima!! não recebi teu comentário lá naquele post...o que será que aconteceu, vou tentar me informar o que pode ter acontecido, pq tenho respondido todos, só não sei se a resposta vai para o e-mail da pessoaa ou se fica aqui no blog...fico bem feliz quando dizem que estão gostando, ainda mais quando é de alguém que tem um blog tão bom quanto o teu...e vou sempre estar dando umas fuçadinhas nas tuas coisas rsrsr teu blog é uma delicia...
      Beijinhos
      Sheila
      http://vidasuculenta.blogspot.com

      Excluir
  2. Oi Sheila, obrigada pelo elogio, vc tem também um blog maravilhoso.
    Acho que o meu comentário não chegou devido ao problema que está acontecendo lá no meu, de não conseguir fazer comentário em alguns blogs, daí não deu certo, tomara que este entre.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa mais uma vez pelo elogio...comprei alguns livros que espero ajudem a postar coisas interessantes rsrs..Beijinhosss

      Sheila
      http://vidasuculenta.blogspot.com

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...