sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

12 maneiras de usar gramíneas ornamentais em seu jardim

Nas minhas últimas andanças na internet, achei um artigo bem legal no Better Homes and Gardens sobre como usar gramíneas ornamentais vulgo "Capim" para embelezar, dar privacidade seu jardim. Espero que gostem!!

1. Recurso Estético e Privacidade.
Gramíneas altas, quando usadas em grupos podem ser uma solução para cobrir ou disfarçar algum ponto do seu jardim onde o cenário não é tão prazeroso e que não se adeque estéticamente, tal como uma torneira, uma janela ou até mesmo para adicionar privacidade. Nesse caso, você pode usar Andropogon Gerardii (Big Bluestem) que pode chegar a 1,80m, Molinia Arundinacea (Moor Grass) chega a 2m. e Saccharum Ravennae (Ravenna Grass) chega a ter 3,65m.

Dica:
Tenha em mente que pelo menos por 2 meses você não terá esse recurso estético e de privacidade, pois no início da primavera você terá que podar as gramíneas.
2. Suavizando espaços rústicos

Tanto para pisos, paredes ou qualquer outro espaço rústico em seu jardim as gramíneas ornamentais podem adicionar delicadeza a sua aparência, tirando sua aparência fria e pouco convidativa. Nesse caso, veja foto ao lado, um maço de Miscanthus suaviza o concreto da beira da piscina.

Dica:
Gramíneas são as mais indicadas para serem plantadas próximas a piscina, como não tem flores, elas não atraem abelhas e outros insetos.
3. Adicione textura as bordas de canteiros e limites

Gramíneas ornamentais dão originalidade ao seu jardim. Gramíneas delicadas, tais como Fountain Grass (Pennisetum), podem ficar lindas em uma composição com gramíneas mais verticais, tais como a Switchgrass (Panicum Virgatum) que fazem uma boa parceria com plantas em pequenos montes.

Dica:
Experimente colocar vários tipos difrentes de gramínias juntas num mesmo local. Na foto ao lado Fountain Grass, com uma pequena variedade de Miscanthus (15 espécies de gramíneas) ficam muito bem com Lavanda, Black Eyed Susan (Rudbeckia) e Hydrangeas.
4. Crie vasos cheios de cores. 

Pela imensa variedade de texturas, cores e formas as Gramíneas são perfeitas para vasos, na foto ao lado dois vasos simples feito de terracota com gramíneas Fiber Optic Grass, em português Gramíneas Fibra Óptica são perfeitas, pois contrastam com a forma, textura, a cor cinza-azulado da Echeveria e ainda dão um toque decorativo as pedras.

Dica:
Para criar o efeito mais dramático com gramíneas, tente cores contrastantes (como capim dourado em um recipiente azul), texturas ou formas e tamanho. Fica lindo!!
5. Gramíneas em pátios e decks

Limite seus canteiros com Gramíneas alinhadas, faça uma seleção de pequenas gramíneas, tais como Blue Fescue/Festuca Glauca e também conhecida como'Elijah Blue' ou Grama Azul em Português, planta tolerante a seca, muito eficiente para essa função.

Dica:
Nesse caso você deve plantá-las um pouco mais perto do que você normalmente faria, assim as gramíneas crescem juntas em linha e dará um efeito mais eficaz.
6. Plantar um "Knot Garden"

Knot Garden (literalmente "jardim de laço" em português, é um tipo de jardim bastante formal que se desenvolveu no Reino Unido. Caracteriza-se por criar um entrelaçado com cordões desenhados com plantas.
Nesse estilo de jardim, deixe esse tipo de jardim mais interessante adicionando gramíneas. Aqui, um capim dourado é um contraste impressionante com escuro verde.

Dica:
Não plante gramíneas muito "soltas/abertas", pois eles podem deixar o estilo Knot Garden pareça uma completa confusão.
7. Criando limites/bordas/margens

Limite seus canteiros com Gramíneas alinhadas, faça uma seleção de pequenas gramíneas, tais como Blue Fescue/Festuca Glauca e também conhecida como'Elijah Blue' ou Grama Azul em Português, planta tolerante a seca, muito eficiente para essa função.

Dica:
Nesse caso você deve plantá-las um pouco mais perto do que você normalmente faria, assim as gramíneas crescem juntas em linha e dará um efeito mais eficaz.

8. Gramineas para causar impacto
Gramíneas são plantas de grande impacto nos jardins, tanto para canteiros quanto apara bordas.
Aqui temos um aglomerados de Fountain Grass, que complementa sutilmente Black-Eyed Susans (Thunbergia) , Canna, Coleus, e Petúnias ao longo do deck.

Dica:
Use a mesma gramínea em várias partes de seu jardim como um impactador e isso vai ajudar a preencher seu jardim, além de embelezar.

9. Brilho no final da temporada

No final da estação, quando a maioria das plantas perenes e anuais já está sem brilho e desgastadas as gramíneas ainda estão brilhando em seu jardim. Elas possuem lindas sementes e lindas cores de outono.

Dica:
Use Switch Grass (Panicum Virgatum), Big Bluestem (Andropogon Gerardii), e Little Bluestem são as mais indicadas para esse espetáculo de final de estação.

10. Faça Arte no Jardim

As gramíneas ornamentais podem complementar perfeitamente uma escultura/arte, um pote, vaso, até mesmo um pote antigo quebrado em seu jardim. É um efeito contemporâneo que poderá durar o ano todo.

Dica:
Não tenha medo de arriscar, experimente, faça teste com outras plantas e com outras peças

11. Melhorando pontos formais de focais

Alguns tipos de gramíneas, tais como feather reedgrass or the big bluestem com sua forma vertical, aqui elas dão um "up" nos pontos formais. Plantá-los em pares maximiza esses pontos.

Dica:
Uma das maneiras mais fáceis de maximizar esses pontos é criar simetrias.

12. Usando gramíneas como "mulching" como cobertura


Gramíneas de baixo crescimento ou de porte médio, além de serem lindas ainda conseguem sufocar ervas-daninhas, como "mulching".

Dica:
As gramíneas plantadas em montes, como na foto, fazem boas forrações e preenchimento de espaços devido a sua densidade.

Fonte Pesquisada: Better Homes and Garden

8 comentários:

  1. Parabéns pelas postagens,adoramos o Blog !
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.
    Achei muito interessante a utilização de gramíneas ornamentais no paisagismo. Onde é possível encontrar as espécies citadas aqui no Brasil?
    Obrigado,
    Gimar Pio Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    Tenho um interesse especial pelas gramíneas ornamentais e achei muito interessante as espécies e as dicas sobre este assunto no seu blog. Gostaria de saber onde encontrar as espécies citadas aqui no Brasil.
    Obrigado,
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilmar!! desculpe a demora da resposta..Olha eu não sei o nome, mas vou tentar dar uma pesquisda e se descobrir te respondo aqui..

      Sheila

      Excluir
  4. Boa tarde parabeniz pelo trabalho , poderia me informarcomo e chama aquela graminea dosdois jarros azuis da penultima foto.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns bela matéria onde posso achar essas gramíneas em Belo Horizonte.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...