quinta-feira, 29 de março de 2012

Cactos e o Feng-Shui

Feng-Shui é a arte que estuda a análise da energia ou força viva que existe no universo, na natureza e nos objetos.
 
A sua casa desde o momento que foi construída tem energia própria, o que vem do exterior bem como o que tem colocado em cada local de sua casa está a influenciar a energia positiva ou negativamente.


Essa energia (positiva ou negativa) por sua vez tem influência sobre si.
A análise dessa energia é o que é chamado de “Feng-Shui”.
Segundo algumas vertentes do Feng-Shui os cactos são considerados guardiões, por serem purificadores de ambientes e, de acordo com os especialistas desta técnica milenar, os cactos agem como uma barreira para os raios gama emitidos por computadores e aparelhos de TV.
Uma única planta é capaz de purificar o ar de uma sala de 9 m2 poluição gerada por verniz, tintas, colas, fibras sintéticas e fumaça de cigarro.
Os cactos, por viver em em regiões áridas e isoladas e acumularem água em seu caule, ajudam as pessoas a conhecer a sua força interna em momentos de solidão. Os espinhos são a proteção e a segurança da planta e também de quem a possui. Acredita-se também que os espinhos simbolizam a proteção contra visitantes inesperados ou perigosos e pode ensinar a lidar com os próprios limites e lembrar a importância de dizer não para sua defesa. As flores representam a beleza escondida na simplicidade.
Ter cactos por perto é um lembrete de vitalidade, persistência e integração com tudo o que esta a nossa volta.
Muitas pessoas também acreditam que quando um cactos ou qualquer outra planta murcha ou morre é por que ela fez a limpeza e purificação energética do ambiente.
Se pensarmos nos cactos como plantas que são, devemos pensar que como qualquer outra planta, ela vai nos trazer boas energias e vitalidade, além de purificar o ar. Então por que não usá-la de acordo com o Feng-Shui, curando ambientes e atrair sorte, prosperidade, conquistas pessoais e profissionais.
Então para dar uma ajuda, aqui vão uma lista das plantas para cada área do bagua. Como vocês podem notar os cactos não estão nessa lista, mas eu não vejo por que não podermos incluir as nossas Suculentas e Cactos nesses ambientes, como diz Denise Linn “Se a sensação é boa, o Feng Shui é bom.” Se a nossa sensação é boa com Cactos e Suculentas por que não??
De acordo com algumas vertentes os cactos são purificadores naturais do ar e também das energias, os cactos devem ser colocados nos banheiros para combater as más energias. Também é muito bom como cura para todas as aflições que você pode encontrar em sua casa. Por exemplo, se há banheiro localizado no setor norte de sua casa, e como o setor norte representa a sua carreira ou negócio, o banheiro situado lá terá efeitos adversos sobre o seu trabalho ou negócios. Ao colocar o cacto lá, as energias da casa de banho são neutralizadas.
Além das plantas outros objetos podem fazer a "cura":
-Sinos de Vento
- Prismas
- Pedras
- Fontes
- Esculturas

Plantas para as áreas do Bagua:

- Sector da trabalho: flor d'água, brinco de princesa, aguapé, plantas e arbustos com folhas arredondas
- Sector da espiritualidade:  violetas, prímula, lírio da paz, hortênsias e maria-sem-vergonha
- Sector da família: bambu, palmeira e rapis
- Sector da prosperidade: girassol, lírio amarelo, flor de maio, begônia, margaridas amarelas e hera-da-fortuna
- Sector da sucesso: bico de papagaio, dália, begônia, rosas vermelhas, bromélia e primavera
- Sector da amor: rosas de todas as cores, árvore da felicidade macho e fêmea, camélia, gardênia e azaléia
- Sector da criatividade:  cravo, gerânio, margarida, hortênsia e azaléia
- Sector da amigos: jasmim, violeta, hortênsia azul e agerato
- Sector da saúde: girassol, lírio-laranja, camarão-amarelo e gérbera amarela

Fontes Consultadas:

13 comentários:

  1. Oi Sheila, tudo bem? Olha amiga adorei este post, as dicas e tudo o mais, amo cactos e suculentas, mas não sabia que eles eram purificadores de ambientes, que bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima!! Pois eu tbm não sabia...rsrs e achei ótimo por que aqui em casa somos os dois fumantes...haja cactos pra purificar rsrs

      Excluir
  2. Sheila, achei bem interessante o uso dos cactos.
    Fico na dúvida em onde colocar o bangua: coloca na entrada da porta principal ou no portão interno que tenho antes desta porta principal?

    ResponderExcluir
  3. Queria saber onde posicionar o bangua: na porta da entrada principal ou no portão interno que existe antes desta porta principal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que diz Franco Guizzetti: A regra para aplicar o Bagua na casa é bem claro: posicionar o Gua do trabalho na porta principal. Quando a casa só tem uma entrada, esta é a porta principal. Mas, quando temos mais de duas entradas, nem sempre a porta de entrada é a principal.

      A regra e a seguinte: aplica-se o Bagua na porta mais usada por todos na casa. E a porta mais usada pode ser, por exemplo, a da cozinha.
      Agora, quando temos uma casa que tem o portão de entrada e a porta da casa distintas, a regra e aplicar um Bagua para o Portão, que será o Bagua do terreno, e um Bagua na porta principal da casa, que será o Bagua da casa. E quando a casa tem dois pisos, aplica'se o bagua separadamente por piso.

      Se precisar de mais alguma coisa é só falar que se eu souber te falo. Obrigada pela visita e volte sempre.
      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  4. Adorei a postagem... comprei um cacto recentemente para colocar na janela do quarto e fiquei com dúvidas, pois já tinha ouvido falar que não era muito legal ter cactos dentro de casa.
    Parabéns! adorei o blog.
    Namastê!

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Sou apaixonada por suculentas,e com o tempo a paixão por cactus também surgiu, para minha sorte em minha cidade possui um viveiro de plantas maravilhoso que sempre tem novidades dessa minha paixão.
    Sempre ouvi pessoas proximas a mim falarem mal dos cactus, e eu muitas vezes parei para prestar atenção neles.
    Resumindo, adoreiiii seu blog, há algum tempo venho buscando incansavelmente informações, fotos, artigos sobre suculentas, agora que encontrei seu blog me encantei.
    Parabéns e obrigado por compartilhar conosco do seu amor por essas plantinhas apaixonantes.
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  6. Oi Caca querida!! Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas!! Adorei o que escrevestes..

    Beijinhos e volte sempre, espero em breve retomar o blog com força total!!!

    Sheila

    ResponderExcluir
  7. Adorei post,pois já sabia um pouquinho da influencias em nossas vidas,pois tenho vários e sempre bom saber mais.
    obrigada :)

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito dessa matéria mas gostaria de tirar dúvidas! Tínhamos um cacto enorme na entrada de casa do lado esquerdo do portão. Tivemos de cortar. Achei que algumas coisas negativas aconteceram em casa e com pessoas de casa. Pode ter alguma ligação? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom este blog, obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei do post. MS vi Márcia Fernandes e outros dizendo que Cactos afastam a prosperidade. Estou na fase de muitos estudos ainda. E busco todas as informações possíveis pra não arriscar. Pq mexe com a nossa vida pessoal, e queremos sempre o melhor e não o pior. Então é confusa essa questão do cacto pra mim. Mas gostei do seu blog e suas informações. Sucesso. Mas preciso de mais certeza. Você indica algum livro de especialistas em feng shui e plantas? Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...