quinta-feira, 1 de março de 2012

Lesmas e caracóis

Lesmas e caracóis são uma praga nos jardins e hortas, por isso tome algumas precauções para evitar a invasão destes na sua horta ou jardim.
Aqui vão algumas dicas para prevenir

Fonte: http://maosaterra.blogspot.com/

Passo 1:
Identifique o inimigo. Caracóis tem em média 5 cm de comprimento e uma casca marrom escura em forma de bola e podem viver até 12 anos. As lesmas são de cor marrom e brilhante. Ambos são hermafroditas e colocam cerca de 400 ovos por ano e aparecem na maioria das vezes no início da primavera.
Passo 2:
Mantenha seu jardim sempre limpo, cuide que os canteiros e bordas, a medida que as plantas forem murchando, corte ou remova folhagens e caules mortos, mantenha suas ferramentas sempre limpas.
Passo 3:
Remova todo tipo de objetos que não fazem parte de seu jardim, tais como tijolos, madeiras, latas, restos de plantas e folhagens em deterioração estes são os lugares prediletos de proliferação de caracóis e lesmas. Dica Importante: a compostagem deve ser feita longe de seu jardim ou horta.
Passo 4:
Remova ervas daninhas, pois elas propiciam o aparecimento de pragas e doenças. Remova toda a planta que estiver doente.


Fonte: http://www.aod.com.br/
Passo 5:
Antes de comprar e antes de plantar inspecione a sua nova plantinha antes de colocá-la em seu jardim.
Agapantos e perenes são as preferidas das lesmas e caracóis.
Passo 6:
Plante Anemone x hybrida, campaninhas e rudbéquias, pois elas favoredem o aparecimento de insectos benignos: as centopéias de insetos prejudiciais, as joaninhas de insetos como pulgões e as aranhas apanham muitos insetos em suas teias.
Passo 7:
Remoção de lesmas e caracóis. Faça a remoção manualmente do máximo que puder, ao anoitecer utilize uma lanterna e encontre os rastros luminosos por onde eles passaram, estas plantas devem ser pulverizadas com água e sabão para ficarem mais protegidas de futuros ataques. E continue retirando a mão o maior número que encontrar.
Como animal muito sensível à desidratação, a lesma pode morrer ao se jogar sal sobre ela. Tal fenómeno é devido à osmose, já que a concentração salina fora de seu corpo é muito maior. Popularmente isto é visto como um "derretimento". » In. Wikipédia.
Mais uma dicas para extermínio
Com cerveja: cortar uma garrafa de litro de água ao meio, e enterrar de cabeça para baixo (com a tampa). Colocar a cerveja que as lesmas não conseguem resistir, misturada ou não com sal. Também se pode usar um prato raso, com um pano por cima. Em princípio, oas lesmas alojar-se-ão sob o tecido durante a noite. De manhã é só ir lá e matá-las.
Isca de casca de batatas: Colocar o prato próximo às plantas infestadas, em pontos estratégicos. No dia seguinte matar as lesmas com sal de cozinha..
Outro alimento que não conseguem resistir é a laranja. Por isso, pode-se colocar uma laranja aberta e esperar que elas a invadam para mandar sal para cima delas (mas em pouca quantidade, para não contaminar o solo de modo a ficar estéril).
Também é mencionado o melão e a melania com atrativos de lesmas, especialmente para a catação manual.
Esmagá-las com as luvas ou, preferencialmente com os pés. (único processo com 100% de eficácia.) - catacão manual ou prevenção cultural.
As lemas detestam as seguintes plantas que podem agir com preventivo: calendula, cosmos, equinácea, papoila, e alfazema.
Besouros e passarinhos são seus predadores naturais. As galinhas podem ser uma boa opção.
O “Jornal Horticolo-Agricola” de Outubro de 1904, citando o “Bulletin de la Société d’Horticulture de Genève”, sugere ainda mais uma técnica para tentar acabar com estas pragas. Um horticultor colocou à tarde a um canto da sua horta umas poucas de cenouras; de manhã cedo quando as ia buscar, verificou em volta delas, grande quantidade de lesmas e caracóis. Repetiu a experiência, espalhando pequenos montes de cenouras em vários pontos da horta. Calculou que no espaço de dois dias matava 460 caracóis e lesmas no espaço de um metro quadrado". In. Quinta do Sargaçal In http://maosaterra.blogspot.com/
O mesmo que fizestes com a cerveja faça com leite: "Distribuir no chão, ao redor das plantas, estopa ou saco de amiagem molhado com água e um pouco de leite. De manhã, virar a estopa ou o saco utilizado e matar as lesmas que se reuniram embaixo". In. Ambiente Brasil

Barreiras naturais contra Lesmas e Caracóis (Fonte Consultada)
1. Coloque cascas de ovos e de carvalho à volta das plantas, uma vez que estes provocam a irritação e a desidratação das lesmas.
2.  Pode também utilizar certas ervas como o alecrim, a hortelã e até as algas para repelir os insetos.
3. Assim como a cal, as cinzas de madeira e o farelo de aveia que têm propriedades exclusivas que conduzem à eliminação das lesmas e dos caracóis.
4. Preparar algumas armadilhas. Uma das mais populares é a aplicação de jarros rasos com cerveja nas zonas mais afetadas. Coloque os jarros ao mesmo nível da terra do jardim e espere que as lesmas e os caracóis caiam lá dentro e se afoguem.
5. Se não quiser utilizar cerveja, prepare uma receita caseira para se livrar dos caracóis e das lesmas que se encontram no jardim. Uma das mais conhecidas passa por adicionar ½ colher de chá de mel e leveduras a 1 colher de sopa de açúcar na água de cada armadilha.
 6. Coloque vasos de cerâmica invertidos, contra os raios solares e ligeiramente levantados do chão, para que lá fiquem acumulados todos os animais viscosos. Dessa forma as lesmas e os caracóis que estão constantemente à procura de um local com sombra, se abrigarão nessas "armadilhas". Inspecione os vasos de cerâmica todos os dias e retire todos os animais viscosos que estejam no seu interior até que a infestação termine.

Fonte Consultada: Edwads, Ray. Manuais práticos de jardinagem. Plantas Perenes: sugestões criativas para um jardim sempre vivo.

Dica de um leitor do blog: Uma camada de serragem tambem serve para impedir que cheguem perto ,eu li tambem que salitre do chile e amonia os repelem, mas ainda não tive chance de testar.

6 comentários:

  1. Uma camada de serragem tambem serve para impedir que cheguem perto ,eu li tambem que salitre do chile e amonia os repelem, mas ainda não tive chance de testar.

    ResponderExcluir
  2. Nao sei seu nome, de qualquer forma obrigada pela dica, vou inserir no post.
    Volte sempre!!
    Obrigada

    Sheila

    ResponderExcluir
  3. Oi Sheila! Olha eu aqui! E compartilhando tudo,,,,,muito bom,,,bj

    ResponderExcluir
  4. obrigada, vou tentar de tudo um pouco, não aguento mais entrão na minha cozinha os tapetes tenho q lavar todos os dias, obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,

    Para tratar com eficácia esse tipo de praga você precisará usar um produto com Metaldeído, princípio ativo que atrai e mata somente por contato.

    Você encontra produtos dessa finalidade no link abaixo:
    http://www.lojaagropecuaria.com.br/agropecuaria/Busca.aspx?pdep=0&pfab=0&Lancamento=0&ord=0&vmin=0&vmax=0&prod=metarex&descr=&TipoBusca=2&ref=&categoria=0&subcategoria=0&pvar=

    Esse produto é o mais comprado para combater esse tipo de praga, o Metarex, grandes empresas o utilizam.

    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,

    José.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, gostaria de saber se compostagem, para fazer adulbo atrai elas. Pq no meu quintal o tio do meu marido ajunta para fazer. E tem muita lesma caracol.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...