quinta-feira, 1 de março de 2012

Plantas Perenes

O que são Plantas Perenes?
Plantas Perenes são todas as plantas que crescem durante, pelo menos, três anos. Refere-se geralmente a plantas herbáceas, plantas que com o crescimento não se tornam lenhosas, algumas  se tornam lenhosas com a maturidade, mas são exceções.
Fonte da Foto - http://omeujardim.com/

As perenes são plantas resistentes ao frio, são muito usadas por jardineiros em regiões frias devido a sua beleza e resistência. Algumas devem ser substituídas por exemplares novos após 3 ou 4 anos, outras chegam a durar até 30 anos. A maioria morre no outono, mas suas raízes e colo ficam em segurança e adormecidos debaixo do solo e voltam a "vida" assim que a temperatura sobe na primavera elas recobram o vigor.
As perenes são um espetáculo duradouro em qualquer jardim, contribuindo com cores sejam quais forem as condições de solo e de temperatura.
São plantas muito fáceis de cultivar, a maioria se adapta a qualquer condição adversa, algumas crescerão abstinadamente em locais problemáticos, tais como um canto com sombra, ou em solo sem drenagem. Também se adaptam tanto em vasos quanto em jardins.
 Muitas perenes tem flores perfumadas, então plante-as em um local onde você possa usufruir este aroma.

Perenes para a primavera
Normalmente as perenes estão na sua melhor fase durante o verão, mas algumas estão em pleno vigor durante a primavera, planeando bem seus "consjuntos de plantas" você terá um jardim com bom aspecto durante o ano todo.


Pulmonaria Angustifolia. Fonte
No começo da Primavera a Pulmonaria (foto ao lado) e as Brunnerias florescem precocemente são ideais para alegrar um jardim a sombra.
No fim da Primavera florescem os Doronicum, Aquilegia e Tiarelas.
Algumas das plantas que florescem no início da Primavera serão plantas de folhagens baixas, ideais para cobrir o solo e espaços vazios.



Brunnera. Fonte
 
Doronicum. Fonte: http://www.takuacres.homestead.com/
Floração Duradoura:
Abaixo algumas Perenes que começam a dar flor na Primavera e continuam pela estação a fora.
Dica:
Remover os caules de flores mortas e podar pode encorajar muitas plantas a prolongar a exibição das suas flores.

Diascia. Fonte.

Filipendula Rubra. Fonte
Polemonio. Fonte
Bibliografia Consultada: Edwards Ray. Manuais Práticos de Jardinagem. Plantas Perenes: sugestões criativas para um jardim sempre vivo.

2 comentários:

  1. Desculpe Sheila, mas perenes são as adoráveis suculentas que você posta e que adoro. Petúnias são anuais, ou seja, florescem na primavera e definham brevemente, no máximo até o verão, deixando suas sementes para brotar na próxima primavera. As outras citadas não conheço, mas acredito que também sejam anuais. Perenes são plantas que vivem várias temporadas, podendo ter flores ou não, dependendo da estação do ano. Gosto muito de suas postagens, tanto no facebook como no blog. Um abraço.
    Aurora Trench

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!! Devo ter lido em algum lugar sobre a tal petunia ..mas já corrigi, tirei a foto rsrs

      Vou dar uma conferida a respeito das outras no livro onde pesquisei..

      Obrigada pela visita e pela dica.

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...