domingo, 15 de abril de 2012

12 piores erros no paisagismo

12. Não preocupar-se com a vida selvagem
Quando criamos um cenário de jardim, nós destruimos o habitat natural. Então npor que não criar atrativos para que a vida selvagem volte ou continue em seu jardim, através da escolha de plantas nativas que atraiam e alimentem essa "vida selvagem".
Veados (no caso dos Estados Unidos) e coelhos podem ser um problema para muitos jardins, mas há maneiras amigáveis de lidar com eles. Borboletas, passáros, lagartos, sapos e insetos são benéficos e devem ser convidados.

11. Muita ornamentação
Pessoas muito frequentemente cometem o erro de colocar muitos ornamentos em seus jardins/quintais as quais podem desviar atenção da beleza natural da paisagem. Antes de sair enfeitando, pergunte a si mesma porque você está colocando áquilo naquele lugar e como aquilo se encaixa no contexto global da sua concepção. Lembre-se sempre que "menos é mais".

10. Plantar em lugar errado
Plantar em lugar impróprio é outro erro comum. As pessoas não levam em consideração a luz do sol e tempo de exposição apropriada  para cada planta. Preste atenção na hora da compra a etiqueta da planta com as indicações de cuidados.
Quando plantar árvores lembre-se do tamanho que elas terão na fase adulta. Também pense sobre o ponto de foco do seu jardim, escolha algo que tenha boa aparência o ano todo.

09. Esquecer da vista de sua janela
Parece senso comum pensar na vista de dentro de sua casa para fora, mas muita gente esquece isso. Tenha em mente como isso vai parecer de todos os ângulos. Coloque seu vaso no lugar onde pensa colocar, então vá para dentro da casa e olhe através de cada janela e veja como eles serão vistos de outros ângulos, só então plante.

08. Escolha errada das plantas
Só por que uma planta seja bonita não significa que ela pertença ao lugar. Você tem que levar em consideração as particularidades do seu jardim quanto a luminosidade, sombra e ver quais plantas se adequam melhor. Leve em conta o tempo que você vai poder dispender para cuidar das suas plantas.

07. Olhar míope
Olhar miope é um problema comum por que muitas pessoas não tem noção o quanto suas plantas vão crescer e se espalhar, você precisa pesquisar como elas se multiplicam, como se reproduzem e qual tipo de manutenção requerem.
Existem softwares específicos disponíveis onde você faz o projeto de paisagismo e ele mostrará a média de crescimento daquelas plantas por um ou dois anos.

06. Jardim inapropriado para a familias
Muitas pessoas se empolgam na escolha do tema paisagístico do jardim, tais como jardim japonês, moderno, desértico e pedras. As pessoas se preocupam somente com a aparência que ele terá, mas não com a sua utilização.
Um exemplo comum é que, um jardim de pedras é lindo, mas não é apropriado para famílias com crianças pequenas. Faça uma lista do que você quer fazer no seu jardim, certificando-se de olhar as necessidades de todos na casa.


05. Compras por impulso
Faça uma pequena pesquisa antes de comprar. Faça uma lista das plantas que pretende comprar. Comprar por impulso pode ser o mesmo que jogar dinheiro fora, pois é muito dificil devolver flores, por isso pense bem antes de comprar.

04. Manutenção
Parte do planejamento de um jardim é também planejar o tempo que pretende dispender para mantê-lo. Faça um cronograma de manutenção a cumprir. Por exemplo, canteiros precisam ser capinados pelo menos 1 ou 2 vezes ao mês. Se você não tem tempo para cuidar do seu jardim, verifique se você terá dinheiro suficiente para pagar alguém para fazê-lo.

03. Ignorar as estações
Planeje seu jardim em relação as estações do ano. Muitas donas de casa vão as floriculturas e normalmente compram somente plantas da estação. Várias plantas florescem em épocas determinadas do ano. Lembre-se que se você comprar muitas plantas que florescem na primavera no outono você terá necessidade de substituir algumas delas se quiser manter seu jardim atrativo. Selecione plantas com bom aspecto no inverno e primavera se possível. Sugestão minha: Suculentas e Cactos.

02. Negligenciar a calçada
Não subestime o poder de apelo das calçadas. Muitos proprietários colocam toda energia em seu quintal e jardim, mas a frente de sua casa é onde a primeira impressão é feita. Existem 3 melhorias básicas que podem fazer grande diferença:
  • Pinte a sua porta com uma cor contrastante da cor base de sua casa
  • Mantenha a grama verde e aparada
  • Plante flores de cores diversas
01. Não planejar
Não comece um projeto de paisagismo sem um plano. Decida um tema específico e faça um projeto no papel. Decida os lugares onde irá colocar as plantas e arbustos em relação com a forma e estilo de sua casa.
Examine maneiras de trazer de dentro para fora, para quando você terminar terá um design agradável e harmonioso. Não se esqueça de levar em consideração seu orçamento e quando você for a um viveiro/floricultura cumpra esse orçamento. Se você seguir seu planejamento você e seu projeto colherão seus frutos.



5 comentários:

  1. Oi Sheila, adorei as informações, nós temos a mania da pressa, e qd vamos fazer o jardim, não queremos perder tempo com pesquisa e projetos, dai acontece vários erros, que só depois vamos ver.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima!! Pois então eu vi esse artio na irternet e vi que eu sou meio apressadinha,quero ver coisas prontas e acabo cometendo alguns desses erros...rsrs
      Como está tua arrumação de mudança? vi teu jardim no post e adorei...tá lindo como sempre...

      Beijinhos

      Excluir
  2. Noossa ótimas dicas eu estou começando meu jardim, moro a um ano na minha casa, e por enquanto somos eu e meu marido, futuro teremos filhos, mais hoje já temos plantas e nem sequer pensei em COMO elas se integraram daqui alguns anos com tudo.... bom pensar antes de continuar o projeto.. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!! amo quando meus posts são úteis, horrível escrever algo e náo acontecer nada...Se ajudei, ganhei o dia...
      Beijinhos e volte sempre!!
      Sheila

      Excluir
  3. Sheila muito útil suas dicas, tb estou começando um jardim de cactos, suculentas ... e diversos aos poucos pois isso nunca acaba, aí sua graça valeu.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...