terça-feira, 28 de agosto de 2012

Preparando suas Suculentas e Cactos para a Primavera

Está quase chegando a hora em que suas Suculentas e Cactos começarão a florir e evidenciar ainda mais a sua beleza. Então é hora de iniciarmos a dar aquela ajudinha para que seu jardim fique ainda mais bonito e colorido.

1. Dê uma boa limpada nas folhas secas, folhas mortas e caidas, machucadas retire do vaso ou jardim, pois eles podem atrair animais indesejados ou se estiverem com algum tipo de fungo, retire da proximidade de suas plantas saudáveis até serem tratadas, ou se for o caso, eliminadas. Aproveite e tire o pó das folhas. Não se esqueça, todo o material retirado do seu jardim deve ser queimado para que pela ação do vento não retornem ao mesmo.

Two Women and a Hoe
2. Verifique quais vasos estão pequenos para as plantas, veja se as raizes estão muito apertadas, então providencie uma boa terra, revolva bem o solo para que tenha aereação consequentemente para que tenha boa penetração de agua e drenagem, então faça a transferência de vasos.
Two Women and a Hoe
3. Primavera é a época do ano onde a maioria das plantas se desenvolvem, então é hora de adubar com NPK** e dar aquela afofada principlamente as que estão em vasos. Veja quais Suculentas tem crescimento no Verão e quais Suculentas tem crescimento no Inverno.
** Nitrogênio (N) - aumentar o crescimento;
** Fosforo (P) - desenvolvimento das raízes;
** Potassio (K) – encorajar o desenvolvimento de flores e frutos.

Two Women and a Hoe
4. Essa época é indicada para fazer a propagação ou multiplicação. Veja também:
- Propagação por corte de rosetes - Clique aqui
- Propagação por folhas - Clique aqui
- Propagação por galhos - Clique aqui
Two Women and a Hoe
5. Aproveite o finalzinho do inverno e início da primavera para fazer as mudanças, decida o que quer manter, o que quer mudar de posição, retire plantas que não estão ajudando a dar boa aparência, mas não esqueça, se for eliminá-las dê para seu vizinho ou amigo, troque, o importante é reaproveitar.

Two Women and a Hoe
6. Verifique o estado de seus móveis de jardim, mesas, bancos, espreguiçadeiras, pérgolas, decks etc. Uma boa pintura ou apenas hidratação na madeira pode dar ótimos resultados e novamente a dica, se for se desfazer de alguma peça, veja se alguém conhecido não está a procura de algo para complementar seu jardim. Se for adquirir os móveis tenha sempre em mente praticidade, escolha materias que não requeiram muita manutenção, evite muitos tecidos, pois ficará sempre preocupada com sujeira, como deterioração pela ação do tempo.

Two Women and a Hoe
7. Cortar a grama ou até mesmo pensar em substituir a grama por um jardim resistente a seca, quer ver como? clique aqui e aqui.

Two Women and a Hoe
8. Se for adquirir plantas novas, verifique se estão saudáveis, evite plantas doentes e com  insetos. Não compre plantas que já possuem flores, pois estas irão cair logo em seguida. Escolha as que possuem muitos botões e algumas flores por abrir. Faça o plantio no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte da compra. Não plante se estiver ameaçando chover. As mudas recém-plantadas se ressentirão com tanta água e poderão apodrecer. O melhor é esperar parar de chover. Com a terra úmida, ficará mais fácil. Fonte.
Two Women and a Hoe
9. Para as plantas que estejam muito grandes para o recipiente, e para aquelas que estão há mais de dois anos no mesmo vaso, é preciso trocá-las de recipiente. Os nutrientes já foram consumidos e é hora de renovação. Após a troca de vaso, não se esqueça de regar a planta. Fonte.



10. Verifique as suas ferramentas, esteja certo de que elas não estejam enferrujadas e estejam bem afiadas. As ferramentas com ferrugem devem ser descartadas, pois podem contaminar as suas plantinhas.

Pot Incorporated
Fontes Consultadas:
www.catarinagdesigns.com
www.bbel.com.br
www.omeujardim.com

5 comentários:

  1. Ameeei seu blog..
    te seguindo aqui

    www.cheiadigraca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Encantada com tantas dicas e boas idéias. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco. Abç. Tami

    ResponderExcluir
  3. Ótimas explicações sobre como lidar com as plantinhas,gostaria de saber se eu triturar carvão e triturar cascas de ovos, seria interessante usar como adubo,e que quantidade poderia ser utilizada?

    ResponderExcluir
  4. SEU BLOG É MAGNÍFICO PARA QUEM AMA AS SUCULENTAS!
    E EU SOU APAIXONADA POR ELAS!...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...