domingo, 28 de outubro de 2012

Halloween é coisa de Irlandês...Yahh!!

Oi Pessoal!! Halloween tá chegando, então vi esse texto bem interessante e não muito longo de uma webpage muito boa sobre a Irlanda o e-dublin, coloquei o texto na íntegra, pois escrito de forma muito agradável de ler, coloquei somente alguns links de definições para o Wikipédia e um link para um vídeo que meu marido (clica aqui para ver) fez sobre a Irlanda.
Que cultura norte-americana que nada, Halloween ou Dia das Bruxas é uma antiga tradição Irlandesa, ou melhor, Celta!
Bom, assim como o St. Patrick’s Day que ganhou força e reconhecimento mundial a partir da cultura norte-americana…
A origem da festa é a cultura Celta, quando eles consideravam que, no dia 31 de outubro, ao fim da última colheita (ou seja, o início do inverno severo), era o marco divisor entre a vida e o início da disseminação das doenças. Era quando os mortos se tornavam arredios e vinham atormentar a vida dos vivos, espalhando doença e destruindo culturas. Pelo povo Gaélico este festival era chamado de Samhain, que significa “fim do verão”.
Para espantar todos estes males, uma grande festa era armada, fazendo fogueiras onde os ossos das caças (estoque para o inverno) eram jogadas. As pessoas também vestiam máscaras e fantasias para imitar e espantar os espíritos maus.
O nome desta festa era All Hallow’s Even (even, inglês antigo para evening), o que significa “noite de todos os santos”, e abreviado se tornava Hallowe’en. Vocês devem estar perguntando: mas uai, dia de todos os santos não é dia 1 de novembro? Pois é, era dia 31 de outubro, mas veio a igreja católica e mudou isso, sabe-se lá porquê!
Em 1846 por conta da Great Irish Famine (A grande fome irlandesa), imigrantes irlandeses levaram esta cultura para a América do Norte e outros países.  Quer ver um pouco mais sobre a Irlanda, clique  aqui veja essa apresentação/vídeo que meu marido fez.
Ainda hoje na Irlanda o Halloween é uma data importantíssima, talvez a data festiva mais importante depois do St Patrick’s Day e o Natal. No dia 31 todas as baladas ficam lotadas, as ruas cheias de pessoas fantasiadas.
Eu mesmo, Homero, tive a oportunidade de trabalhar em uma festa de 21 anos (tão ou mais tradicional que festa de 15 anos no Brasil), que foi comemorado no dia 31 de outubro. Foi muito bom participar mais de perto desta festa, mas foi muito ruim não poder curtir esta data com os demais! =/
Então, já vão se preparando, dia 31 de outubro é um dia de muita festa, e muito trabalho para quem trabalha em eventos! Comprem suas fantasias (ou improvisem, porque eu sei que não é facil), e aproveitem este dia incrível para espantar todas as bruxas e passar um invernão bem feliz, saudável e com a dispensa cheia!
 IRISH COLCANNON
IRISH COLCANNON - Couve, batatas, cebola e manteiga. Fonte da Foto
Prato tradicional Irlandes servido no Halloween e dentro da comida é colocado um anél e diz a lenda que a mulher solteira que achar o anel será a próxima a se casar. Outra lenda diz que a mulher soletira deve guardar a primeira e a última colherada do Colcannon e colocar dentro de uma meia no lado de fora da porta de entrada, o primeiro homem que chegar a casa será seu marido.

BAMBRACK
Pão de Frutas Barnbrack -  Fonte da foto
 No Halloween toda loja terá a venda o Barnbrack que é um tradicional pão de frutas (uma delicia), assados com encantos dentro, ou seja, leitura da sorte. Se você mesma assa o pão que a família vai comer, você poderá adicionar vários "encantos" embrulhados em papel marrom, um anel, feijão, dedal e um pedaço de pano e a cada fatia pega com um dos "encantos" terá um significado diferente, o feijão e o anel significam Romance, se você achar o dedal siginifica que você nunca casará, ou que não picará o dedo costurando, você decide. Se você achar o pano, significa saúde financeira ruim. Se você compra o pão em uma loja provavelmente você encontrará pelo menos o anel.

FANTASIAS MAIS USADAS - Leprechaun Costume e seu Imprescindível chapéu
Fonte da Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...