Em geral, os cactos são de fácil cultivo, mas existem alguns distúrbios que podem ser problemáticos.
- Cochonilha lanuginosa: pode causar sérios danos. São insetos que sugam a seiva do exemplar, impedindo-o de crescer. Pincele-os com mistura de água e álcool usando a mistura em partes iguais.
- Ácaro vermelho e uma praga que vive em formação semelhante a teias esbranquiçadas e descora o cacto, tornando-o bronzeado. Pulverize água e álcool se não resolver, aplique um bom acaricida. (Quando a praga já se instalou, use enxofre de 500 mg, na dosagem especificada pelo fabricante. Repita a operação a cada dez dias, durante um mês, para exterminar os ácaros em todas as suas fases).
- Cochonilha é um pequeno inseto que suga a seiva e enfraquece o crescimento da planta. Retire-o com um palito ou passe um pincel embebido em mistura de água e álcool misturados em partes iguais.
- Pulgões: existem vários tipos de pulgão, que podem ser pretos, amarelos, rosados ou verdes. Todos eles se reproduzem com bastante rapidez, infestando uma planta da noite para o dia. No momento em que os pulgões começam a se multiplicar, o exemplar pode ser danificado muito depressa. Atacam brotos novos, perfurando-os com um ferrão para sugar a seiva da planta. Os pulgões segregam uma substancia adocicada, que ira cair nas folhas mais baixas, formando um deposito açucarado. Em pouco tempo, a planta fica desfigurada, pois um fungo preto se desenvolve nesses depósitos cristalizados.
|
Fonte: Pulgões nas raízes |
- Solução: Limpe as folhas com uma esponja macia, embebida em água e álcool misturados em partes iguais. Se os pulgões persistirem, utilize um inseticida à base de malathion, uma vez por semana, durante três semanas.
- Podridão basal ocorre quando a base da planta começa a “melar”. Isso acontece por excesso de regas.
I use alcohol too. Great advice.
ResponderExcluirHello Candice!!
ExcluirThanks for sharing your experiences!!
Kisses
Sheila
Sheila,
ResponderExcluirMuito obrigada por esse post e pelas dicas.
Não uso produtos químicos na horta e nas plantas, e acabei perdendo algumas suculentas por não saber como cuidar naturalmente.
Hoje mesmo, eu olhei todas, e achei cochonilha em algumas. Fiz os procedimentos acima, e espero que elas sobrevivam. Uma eu perdi, e estava linda há poucas semanas.
Vivendo e aprendendo.
Abraços
Oi Lucinha!!
ResponderExcluirTomara que tu consigas salvar tua plantinha. Eu também estou com problema em um cacto, mas o grande problema é que squi na Irlanda não tem o alcool liquido (senao os Irish bebem tudo) estou passando o gel mas não está adiantando.
Beijinhos
Sheila
Kkkkk eta pingaiada
ExcluirOi Sheila, já tentou encontrar na farmácia, sempre tem o alcool 70 para cuidados de bebês.....espero que encontre....
ResponderExcluirOi Sheila tenta encontrar o alcool 70 em farmacias......
ResponderExcluirSE PUDEREM DAR UM CURTIR EM MINHA PAGINA DE CACTOS E SUCULENTAS FICO MUITO GRATO https://www.facebook.com/ColecionadoresDeCactoEPlantas?
ResponderExcluirAlguém já usou o produto RESOLVA nas suculentas???
ResponderExcluirEu experimentei esta técnica já que a minha avó não consegue conceber que os cactos são plantinhas que não precisam de muita água e deixou um dos meus à chuva enquanto eu estava na universidade, então a raiz acabou por apodrecer.
ResponderExcluiracabei por deixar a cicatrizar em canela, mas passou dos 3 dias... Agora o toco está rígido , tem uns fiozinhos brancos (muito poucos) por isso fiz a muda para terra. será que vai funcionar?
Vai funcionar sim Ariana!! Se estiver bem sequinho onde tu cortou, e pelo jeito já está até enraizando, então vai ser sucesso total!! Tu já vistes um post que tenho aqui, http://vidasuculenta.blogspot.co.uk/2013/03/como-recuperar-um-cactos-do.html...ensina direitinho, mas acho que tu estás fazendo tudo certinho sim.
ExcluirBeijinhos
Sheila
como tratar fungo de cacto?
ResponderExcluircomo tratar fungo de cacto?
ResponderExcluir