sábado, 23 de março de 2013

Como recuperar um cactos do apodrecimento das raízes...

Eu sei, eu sei...prometi nessa semana que passou um post aqui no blog, mas estava muuuiiiiito preguiçosa, plastinha mesmo...sem ânimo, nem na fanpage eu postei...hoje estou um pouco melhor, então hoje sai...
Escolhi esse tema, pois muita gente fala que acabou matando afogada suas plantinhas, apodrecendo suas raízes, então aqui vai uma forma de recuperar seus cactos e suculentas. Na maioria das vezes funciona.
Pra iniciar a conversa, vamos falar sobre como evitar que sua planta apodreça, antes de plantar, verifique se o local está numa baixada, evite esses lugares. Não se deve escolher um local baixo ou em desnível, para evitar que a água das chuvas forme poças ou fique parada. Como já foi explicado, a água em excesso causa o apodrecimento dos cactos e pode até matá-los. O ideal é escolher um local mais alto ou até fazer um morrinho, amontoando terra e apoiando com pedras. O aspecto visual fica bem interessante.
Não esqueça que a terra tem que ser bem drenada e o local bem ventilado e com exposição solar.
Para recuperar o cactus abaixo:
1. Cortar a parte podre, que tem a coloração mais escura, perto da raiz, sem deixar nenhum ponto negro.
2. Deixe cicatrizar por aproximadamente 3 dias, ao ar livre e a sombra. Eu particularmente deixaria sem plantar até que comece a surgir as novas raízes, assim teremos a certeza de que não vamos perder essa nova plantinha.
Dica, já li em vários lugares que para acelerar a cicatrização é bom passar canela ou cinza.



Fonte da Foto

Fonte Consultada: Dicionário de Jardinagem

91 comentários:

  1. Pergunta: a gente retira o cactos da terra, retira a parte apodrecida e depois planta??? Como se tira um cactus da terra? Tem que ter luva de couro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, retira o cacatos da terra, a menos que tu vá plantar em outro lugar, tu podes apenas cortar, retirando toda a parte apodrecida e sobre o manuseio dos cactos aqui vai a resposta...http://vidasuculenta.blogspot.ie/2012/01/espinhos-de-cactos-dicas-de-manuseio-e.html

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
    2. Oi, Sheila! Estou deixando ele mais de 3 dias... embaixo estão aparecendo/crescendo, bem devagar, umas "cobrinhas" brancas em volta do miolinho. É isso mesmo? Já posso plantar?

      Excluir
    3. Tenho um cacto que mede uns tres metros de altura.Eu notei muita s abelhas em volta do troco,depois de um tempo, onde elas ficam o cacto está com uns riscos branco, da impressão que as abelhas estão sugando o cacto.sera que ele vai apodrecer?

      Excluir
    4. Oi o meu só tem um pedacinho pequeno cortei em baixo e coloquei cinza minha dúvida e que se devo plantar ele ou deixar fora da terra ate ter raízes.

      Excluir
  2. Oi Sheila, vc tá dando uma boa ajuda pra quem precisa recuperar os cactos que apodrecem e quase ninguém sabe o que fazer, eu tb deixo por uns três dias secando para cicatrizar antes de plantar novamente, assim fica mais garantido.
    Olha amiga, seu blog tá demais, adoro!
    Beijinhos!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sheila, adorei sua dica para recuperar o cactos. Viajei e deixei os meus e minhas suculentas aos cuidados de uma pessoa, com recomendação de rega e sol, mas voltei e o cactos está com raiz podre e minhas suculentas com as folhas enrrugadas, tipo maracujá, murchando, outras de verde, estão avermelhadas, será que dá para recuperar??? Obrigadinha desde já!! Joana Costa

    ResponderExcluir
  5. Oi Joana!!! Olha só...deve ser excesso de água mesmo...tem como tu mandar uma foto pra mim? meu email sheila_zanella7@hotmail.com mas de antemão coloca elas em lugar bem ventilado, seco e bem iluminado...E vai fazendo algumas mudinhas delas (olha aqui no blog os posts sobre propagação) caso não consigas recuperar, já vais ter mudas..

    Vou ficar esperando tuas fotos..bjs
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como li agora, vou fazer as fotos amanhã durante o dia, depois te mando. Obrigadinha pela atenção!! Bjks

      Excluir
  6. boa noite.preciso de sua ajuda,pois tenho mudas de pitaia com 8meses e elas agora estao amarelando no meio e apodrecendo.e est atacada por largartas.oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  7. boa noite.como fazer para acabar com lagartas e amarelamento da pitaia?elas estao com 8 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelino!! Vou fazer uma pesquisa e se conseguir alguma coisa eu respondo tua pergunta, mas na prática ainda não tive problema com lagartas.

      Obrigada pela visita
      Sheila

      Excluir
  8. Olá, primeiro gosto muito do seu Blog, parabéns. Também sigo você no Facebook. Agora diga-me uma coisa, em relação a esta doença, se bem entendi tira-se o negro o cacto com uma faca como se estivesse desancando uma "maçã"?

    Só queria dizer que gostei tanto do seu blog e da pagina no Facebook, que resolvi fazer também o meu blog, é claro que estou começando agora, se quiser visitar e dar uma ajuda a melhorar esteja à vontade.

    http://umcantocomespinhos.blogspot.pt/

    Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulo, obrigada por seguir a página e o blog, fico bem feliz por poder ajudar a disseminar o cultivo dessas belezuras...
    Obrigada e abraços...vou te responder lá no teu blog...

    Sheila

    ResponderExcluir
  10. puts .entendi nada. meu cactos esta todo podre na parte debaixo. eh pra cortar e deixar soh a parte verde de fora do vaso? e a raiz.? oq faco com a parte verde que nao vai ter raiz? pra qm eh leigo em jardinagem tem q explicar melhor isso ae. tem video? sequencia de fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor!!
      Tire o cactos podre do vaso ou do jardim, corte a parte que está podre e coloque essa parte podre no lixo. A outra parte voce espera cicatrizar (secar a parte que foi cortada, a base) durante uma semana e plante novamente. Não regue nas primeiras semanas e só regue quando a terra estiver super seca. É só isso. Espero que agora tenhas entendido, caso tenha mais alguma dúvida deixe uma mensagem.
      Obrigada pela visita,
      Sheila

      Excluir
    2. Oi Sheila, também sou leiga em jardinagem. Possuo um cacto estrela pequeno, abriu duas estrelas e em 3 dias murcharam. O cactos depois de um mês começou a apodrecer próximo a raiz. Porém esta verde ainda e possui uns cinco galhos. Se é que posso chama-lo assim???? Então li aqui no seu blog que é para cortar a parte estragada, esperar três dias no minimo e replantar, passar nas partes cortadas canela para cicatrização para depois replantar esses galhinhos ao lado da raíz que não foi atingida pela parte negra. É isso mesmo???Vai nascer raiz nos talos ou galhos que separei da raíz? Estou com essas pequenas duvidas, pois não quero perder meu pequeno cactos, e só vinha colocando uma vez por semana água nele, o tanto proporcional ao seu tamanho. Estou fazendo certo???

      Excluir
  11. puts .entendi nada. meu cactos esta todo podre na parte debaixo. eh pra cortar e deixar soh a parte verde de fora do vaso? e a raiz.? oq faco com a parte verde que nao vai ter raiz? pra qm eh leigo em jardinagem tem q explicar melhor isso ae. tem video? sequencia de fotos?

    ResponderExcluir
  12. nao entendi nada. meu cactos eh parecido com ele, mas esta 50% podre da parte onde fica a raiz até a parte de cima. Nao entendi o q eh pra ser feito. é pra cortar toda essa parte podre e soh deixar a parde de cima que esta verde. mas e a raiz dessa parte verde? qnd apodrece tudo embaixo nao tem mais como recuperar? por acaso teria uma sequencia de fotos ou video para explicar melhor. sou completamente leigo em jardinagem. abracos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Vitor!!
    Tire o cactos podre do vaso ou do jardim, corte a parte que está podre e coloque essa parte podre no lixo. A outra parte voce espera cicatrizar (secar a parte que foi cortada, a base) durante uma semana e plante novamente. Não regue nas primeiras semanas e só regue quando a terra estiver super seca. É só isso. Espero que agora tenhas entendido, caso tenha mais alguma dúvida deixe uma mensagem.
    Obrigada pela visita,
    Sheila

    ResponderExcluir
  14. muito obrigado. estou no processo aqui. cortei a parte podre e a parte que restou coloquei do lado de um vaso no sol... qnd cicatrizar é só colocar na terra q outra raiz vai surgir?
    abracos vitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor!! Não coloque no Sol ainda, espere cicatrizar na sombra, apenas em local bem iluminado e bem ventilado...Depois disso plante!!
      Obrigada pela visita

      Sheila

      Excluir
  15. Muito obrigada Sheila, pelo conhecimento passado a todos nós! Ganhei um cactos do meu namorado (unica flor q ele me deu até hoje na vida) kkkkk, então imagina o xodó né? No dia que comprei outro ele caiu de um lugar bem alto, e como a terra ficou muito solta, joguei muita agua, ele apodreceu e tava quase morrendo... Ai graças a Deus achei seu blog, cortei toda a parte podre e estou deixando ele secar, mas a parte branca do meio na parte da raiz ja tem umas bem pequenas. Assim que conseguir planta-lo novamente venho aqui no blog para contar. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Sheila, o meu cacto tem case um metro de altura. Ele está com inúmeros pontos apodrecidos,inclusive sua base. Se eu tiver que cortar, terei que cortá-lo todo, não vai ficar nada. O que me sugere? Será que se eu cortar alguns pedaços já basta?

    ResponderExcluir
  17. Olá sheila, meu cacto é um pedaço de um grande (aqueles de 2m de altura) e está podre na base. Já cortei um tanto, deixei um caule central só porque as raízes estavam lá embaixo. Plantei novamente (esqueci de deixar cicatrizar) e ele voltou a apodrecer. Ele tem um brotinho em cima; estou com receio de cortar tudo pra tentar recuperar e perdê-lo, inclusive o broto! Por favor, me ajude, é meu maior catos, acabei de ganhá-lo e gosto muito dele. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  18. Oi Luz!! Não entendi muito bem o que tu fez, mas é simples, retire toda a parte podre, mesmo que nela estejam as raizes, após cicatrizar onde tu cortou, vão nascer as raizes. O solo onde ele está é bem drenado? Iluminado? Sol? bem ventilado? estes são pontos imprescindiveis!!!!

    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  19. sheila eu cortei o meu e plantei hj dai li aqui que tem q cicatrizar dai ja tirei ele sera q da certo?

    ResponderExcluir
  20. logo q pcortei o podre do meu plantei mais dai acabei de tirar ele da terra sera q vai dar certo?

    ResponderExcluir
  21. Dá certo sim Aline!! Só não regue nas primeiras semanas!! eu tinha um que estava sequinho, amarelado, esquecido dentro de uma caixa, achei que seria impossível, hoje ele tá uma graça, cheio de galinhos, veerdinho, um amor!!
    Beijijnhos
    Sheila
    Ahhh depois me conta se funcionou.

    ResponderExcluir
  22. Olá, só uma dúvida, onde deixo o cacto sicatrizando?Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson!!
      É só deixar ele a sombra em lugar não umido por uns 3 dias, a cicatrização consiste em secar aquela parte onde foi cortado, pois dali começará a aparecer as raizes, podes deixar sem plantar até aparecerem as raizes!!
      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  23. Boa noite sheila sepre visito seu blog mas é primera vez q comento tô cm 1cacto assim a parte debaixo dele tava todo enrugado mas ñ mole li o post e fiz como vc indica amanha tironfotos p vc cortei tdo enxarquei d canela e coloqei sobre pedrisco num lugar seqinho na area vo acompanha e t conto bjuzao brigado p compartilhar seus saberes

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Sheila! Meu cactos estava co a raiz podre. Já cortei. Agora devo deixar a base cortada apoiada sobre um local seco, por exemplo, sobre cascalhos secos? ou deixá-lo de lado com esta base sem contato com nada? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Sheila!
    Cortei a parte podre e vou deixar ele cicatrizar em um lugar arejado e na sombra. Posso deixar ele num pratinho, deitado em cima das pedrinhas brancas que vieram com ele?
    Obrigada, Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode deixar ele no pratinho, o importante é que esteja em local bem ventilado e sem incidência de sol direto
      Beijinhos!

      Sheila

      Excluir
  26. Parabéns muito bom. Estou insegura ao cortar meu cacto. Será q pode postar com fotos?!
    Abs

    ResponderExcluir
  27. Oi Monica!! Tu queres que eu poste fotos? não entendi muito bem rs

    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  28. Olá, Sheila! Tenho 2 cactus pequeninos (+/- 8cm de altura) e não estão apresentando manchas de podridão mas estão com o corpinho muito fininho. Eles são daquele tipo que tem 3 "paredinhas" que se encontram num só ponto, e no alto delas tem uma bolinha peludinha - infelizmente não sei o nome da espécie mas é muito comum. Mas as tais paredinhas estão fininhas, olhando contra a luz se vê até uma certa claridade através delas. Tenho outros iguais, só que um pouco maiores, em que as tais paredinhas são bem espessas, carnudinhas. Eles tem bastante claridade e raramente pegam sol direto. Molho muito pouquinho (tipo uma colher de sobremesa p/os pequenos e uma de sopa de água p/os maiores) e mais ou menos a cada 7/10 dias. O tempo aqui no Rio estava muito seco e sem chuvas, com pouca umidade no ar. Nos últimos dias é que tem chovido um pouco mais. Mas eles ficam em ambiente interno. O que pode estar acontecendo com os meus pequeninos? O que devo mudar nos cuidados. Só os pequenos estão assim. Obrigada. Bjs. (P.S.: não tive coragem de retirar da terra para olhar as raízes pois acho que a situação ainda não é tão grave. Ou é???)

    ResponderExcluir
  29. Foi de muita ajuda, tenho um mandacaru que apodreceu neste inverno. Vou fazer o corte. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Olá Sheila!
    Estava cutucando várias suculentas para dar de lembrança no meu casamento, mas algumas estão morrendo... Elas ficam moles, vão deitando, deitando até morrer. Outro cacto menorzinho eu vi que a raiz apodreceu e vou fazer como você mandou, mas e as que amolecem? O que pode ser? Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Oiiii!! Meu cacto ta com raiz roxa, não sei se é podre. E agora?

    ResponderExcluir
  32. Oiiii!! Meu cacto ta com raiz roxa, não sei se é podre. E agora?

    ResponderExcluir
  33. Minha suculentinha está dodói, e fico triste, Vou mandar uma foto, por favor, se puder mande instruções. Obrigadinha, bjs

    ResponderExcluir
  34. Oiii...
    Vou tentar salvar o que restou do meu cacto de qse 10 anos que o imbecil do carregador deixou cair na mudança e agora apodreceu.


    obrigada pelas dicas...

    ResponderExcluir
  35. Olá bom dia Sheila
    A parte que ficou escura não tem como recuperar ?

    ResponderExcluir
  36. Ola, tenho um cacto bem pequeno, no caso o corpinho dele murchou e aparenta estar podre pois está ficando preto, ele é todo espinhudinho, eu posso cortar o corpinho dele onde está podre? Eu não sei como fazer muda dessa especie, porque ele nao é daqueles que tem bolinhas, raiz aparenta estar bem. Gostaria de ajuda para recupera-lo, tem um significado muito importante pra mim. Obrigada.

    ResponderExcluir
  37. Ola, tenho um cacto bem pequenino que está ficando murcho e algumas partes pretas, será que está apodrecendo? Posso fazer este procedimento? Eu gostaria de fazer muda dele, mas ele nao é daqueles cactos que tem bolinhas, e sim é um todo espinhudo comprido. Poderia me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jacqueline, faça esse procedimento, que vai dar certo sim!!

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  38. Oi Sheila. Tenho 3 suculentas e duas delas estão morrendo. Uma delas esta apodrecendo, ela vai ficando com mancha preta perto da parte central dela e vai murchando. E a outra esta com as folhas secas. Como faço pra recupera-las?

    ResponderExcluir
  39. A canela funciona com absolutamente qualquer suculenta, eu já tive cactos dizimados por podridão dos quais eu só consegui salvar uma "rolha" que eu cortei da parte de cima, passei canela em tudo, deixei dois dias e replantei, lindos até hoje.

    A canela é excelente porque, além de cicatrizar, impede a proliferação de fungos e bactérias, tb afasta lesmas, pulgoes e eventualmente colembolos, sem contar que estimula as raízes...


    mas nao espere muito se sua planta começar a ficar doente, às vezes elas apodrecem de dentro pra fora e se vc nao ficar atento, já era, nao tem como salvar, por isso é bom ficar de olho.

    ResponderExcluir
  40. Oi, gostaria de saber quais as chances do meu cactos sobreviver, eu cortei a parte podre e coloquei canela deixei na sombra, mais o meu cacto já tinha sido cortado antes e eles o enfiaram na terra antes d cicatriza, ele apodreceu de novo e eu cortei mais fikou praticamente só a parte dele q axo q er uma flor tem uns espinhos meio brancos dele com uma pontinha muito pequena de caule será q da pra salvar ?

    ResponderExcluir
  41. Sheila, oiii!
    Preciso de ajuda, meu cacto lindo e gigante está com a parte de baixo apodrecendo...como posso evitar?
    P.S. ele é muito grande para eu retirar ele do vaso... Obg

    ResponderExcluir
  42. Sheila, oiii!
    Preciso de ajuda, meu cacto lindo e gigante está com a parte de baixo apodrecendo...como posso evitar?
    P.S. ele é muito grande para eu retirar ele do vaso... Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação... Meu cactus tem1,80 e não consigo tirar ele do vaso... Além disso se eu cortar a parte preta, ele se desmanchará em 2 partes... Tem algo que eu possa tentar antes de ter que cortá-lo, Sheila?

      Excluir
  43. Bom dia !
    Estava procurando uma solução para meu cactus mandacaru, ganhei ele a pouco tempo, porem, ele veio com umas partes marrom escura mas não é na raiz e sim em algumas partes dela toda.Ela não está seca mas está toda manchada, agora não sei te informar se é podre, poderia me auxiliar?

    ResponderExcluir
  44. Meus cactos são redondinhos e pequenos e fui viajar qndo voltei estão quase inteiramente pretos. N vai sobrar nda se eu retirar a parte escura. Já estará morto? Tiro da terra e deixo secar mesmo assim??

    ResponderExcluir
  45. Boa noite Sheil, tenho um cacto bola (poltrona de sogra)50cm de diametro, e está aparecendo umas manchas escuras e mole nele, devo cavar as partes moles, será que este tipo de cacto tem recuperação ?
    Obrigado.
    Silvio.

    ResponderExcluir
  46. Olá, adorei seu blog!!

    Pode me tirar uma duvida? Tenho um cacto san pedro... se eu cortar uma parte, esperar cicatrizar e plantar novamente ele volta a crescer?

    Grato desde já!

    ResponderExcluir
  47. Olá! Adorei seu blog!!

    Tenho um cacto san Pedro... se eu cortar uma parte, deixar cicatrizar e plantar novamente, ele volta a crescer?

    ResponderExcluir
  48. Sheila, estou na mesma situação do Felipe Lucci... Meu cactus tem1,80 e não consigo removê-lo de dentro do vaso, em meu apartamento... Tem algo que eu possa tentar antes de ter que removê-lo? Beijos!

    ResponderExcluir
  49. Oi Sheila. Fiquei desesperada qdo vi meu cacto apodrecendo, ainda bem que encontrei seu blog. Já retirei a parte podre, vc disse sobre aguardar 3 dias a cicatrização, depois posso replantar? Vc disse que aguardaria crescer novas raízes, o meu não perdeu as raízes antigas, então devo aguardar mais? Outra dúvida... ele está plantado num vaso sem drenagem, mas eu plantei de acordo com sites e blogs da net, será que a falta de dreno que quase o matou?

    ResponderExcluir
  50. boa noite pessoal, minha mãe trouxe um Melocactus do nordeste tem 4 dias e hoje vi que um gomo dele está preto e mais abaixo cinza parecendo cor de durepox. será que vou perde-lo ?

    ResponderExcluir
  51. Olá, meu gato retirou o cacto/suculenta do vaso e retirou a raiz. Faço o mesmo procedimento? Fora a 'falta' da raiz estão em ótimo estado.
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  52. Oi. Tenho uma suculenta, Echeveria pulidonis, ela possui galhos compridos e recentemente os ramos estão ficando enrugados, mas as folhas ainda estão com uma textura boa e firmes. O galho principal está com uma boa aparência também. Será água demais ou pouca água? Gostaria de saber com proceder nessa situação. Temo perder minha plantinha.

    ResponderExcluir
  53. olá, tinha uma espécie de cacto bola, viajei para o interior e quando voltei estava preto. toquei nele e imediatamente afundou, saindo dele um líquido preto, similar a pus (porém preto) fiquei chocada, e percebi que todos os brotinhos dele estavam da mesma maneira, de uns 20 e pouco "consegui" salvar dois. (tirei os brotinhos, decepei a parte podre, e depois plantei. OBS.: o fungo comia a planta por dentro, percebi pelos brotinhos. talvez ele já estivesse doente á algum tempo, mas, eu não percebí. gostaria que alguém me ajudasse a descobrir o que aconteceu, que remédio (exatamente) tenho de comprar, pois tenho outras espécies e tenho MUITO MEDO MESMO, que outros possam ficar doentinhos, apodrecerem também, etc tal... D: :X

    ResponderExcluir
  54. Sheeeeeila!!!!!!!! Que achado Te achar!!!!!!! Tô que retiro a terra (velha e seca do meu CATÃO... e... lá está, embaixo, um amarelo... um escurinho... QUEQUEÉISSO!??? Socorro!! Vou procurar saber O QUE FAZER!! E a encontro, Sheila. GRATA, GRATA, GRATIDÃO. Vou fazer direitinho o que ensinas... E VOU RECUPERÁ-LO, NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA. Grata. Receba UM PRESENTE: (que estou ouvindo enquanto cuido do Cactão): https://www.youtube.com/watch?v=RnjoTd26o00

    ResponderExcluir
  55. Bom dia
    Meu rosário começou a escurecer as bolinhas não sei o que aconteceu, queria que ele encorpasse ficasse mais gordinho as bolinhas estão murchando e escurecendo. O que fiz de errado??

    ResponderExcluir
  56. Bom dia
    Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre meu rosário, as bolinhas estão murchando e escurecendo porquê?

    ResponderExcluir
  57. Meu cacto é grande e está podre apenas na ponta mais alta. Eu nunca molhei, ele não toma sol diretamente, mas o local onde fica é bem iluminado. Devo seguir a mesma orientação?

    ResponderExcluir
  58. Oie derrubei meu cacto do 3 andar do prédio e ele rachou e peguei ele deixei no sol normal e ele começo a Muchar e aparentemente está morrendo tem algo que eu possa fazer para salva lo pois tenho ele a mais de 10 anos

    ResponderExcluir
  59. Boa noite Sheila, por favor me ajude. Meu cactos lindo, derepente ele começou a ficar preto e está morrendo. Por favor me ajude a salvar minha plantinha. Acabei eu de enviar para o seu email uma foto. Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Boa noite Sheila, por favor me ajude. Meu cactos lindo, derepente ele começou a ficar preto e está morrendo. Por favor me ajude a salvar minha plantinha. Acabei eu de enviar para o seu email uma foto. Obrigada

    ResponderExcluir
  61. Bom dia.
    Dois cactos meus morreram ficando com aspecto de que foram sugados. Qual poderia ser a causa?

    ResponderExcluir
  62. Olá, Sheila, eu tenho vários cactos em casa, mas estão morrendo e eu tô sem saber o que fazer. Estão murchando e outros secando, mesmo eu regando. Alguns estão ficando "moles" e eu não sei o que fazer....
    meu Nome é Lanna, tô usando a conta do meu namorado pra postar :)

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde, meu nome é Raul!
    Tenho uns cactos que começaram a ficar esbranquiçados na sua base.Hoje com um espetinho puxei essa parte branca e estava seca e mais da metade do cacto estava desse jeito. A parte superior está inteira, porém está sustentado por apenas 1/3 do corpo que continua verde. Na base está molhado e cheio de minhoquinhas. Joguei vinagre na parte interna e lavei com água lima, retirei da terra e deixei na sombra. O que eu faço com os cactos restantes que apresentam esse esbranquecimento?

    ResponderExcluir
  64. Obrigada pelas dicas. O mais engraçado é que eu sempre cuidei igual dos dois cactos que eu tenho. Sempre a mesma quantidade de água e tempo de exposição o sol (só guardo eles a noite quando cai a temperatura - moro em SP e em dias frios eu deixo ele dentro de casa, no período da noite). Um dele eu troquei o vaso, coloquei em um maior, o outro como ainda era pequeno deixei no mesmo vaso que ele veio, e a base dele amoleceu e sem vida. Será que pelo fato de não ter trocado o vaso dele, ocasionou para o apodrecimento do cacto?

    ResponderExcluir
  65. Olá! Eu tenho um cacto que está começando a ficar enrugado, gostaria de saber se isso é causado pelo excesso de água ou falta de água. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  66. gente meu cacto esta com essa mancha mais escura e cresceu muito, a parte escura esta mais ou menos na metade do meu cacto oq eu faço?

    ResponderExcluir
  67. Oi pessoal o que fazer com o meu cacto , esta apodrecendo de cima para baixo?

    ResponderExcluir
  68. Olá Sheila! Gostei muito do seu blog, talvez possa me ajudar...a minha suculenta "afogou-se" agora está "desmaiada" �� Será que consigo recuperar alguma mudinha?? As folhas estão verdunhas, penso que só o caule apodreceu...

    ResponderExcluir
  69. Eu tenho um mini cacto comprido que nem esse, são três na verdade, mas tem um que está com a coloração mais escura quase roxo o que eu faço?

    ResponderExcluir
  70. Meu cacto está apodrecendo em cima, eu posso cortar a parte de cima e deixar ele plantado(pergunta)

    ResponderExcluir
  71. Bom dia, percebi que as pontas do meu cactu estamos amarelando. O que esta ocorrendo e o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  72. Ola, meu nome e Carlos Roberto.
    Meu 1° Cactos.
    O meu cactos estrela está apresentando um processo de amarelamento, depois começam a escurecer e murchar. Percebi que as raízes também estão amarelando. O que esta acontecendo com o cactos? O que fazer?

    ResponderExcluir
  73. Oi deixei meus cactos na área sem sol longe da chuva acabou apodrecendo agora levei pra rua na minha porta lá fora agora vai levar sol e chuva. Não sei qual desses lugares é melhor... O que acha?

    ResponderExcluir
  74. Oi como faço meu cacto esta tipo agoando na base, o que devo fazer? Mudei tem uma semana e agora esta assim, ficando agoado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...