sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Como limpar as suas Suculentas e deixá-las brilhantes..

Há uns dois dias, dei início a limpeza das folhas das suculentinhas, pois tive que passar um fungicida em todas elas, já que todos os vasinhos de Pachyphitum dark-red estavam infestados de cochonilhas.
Quando achei as colchonilhas a Josi Cardoso e Ricardo Cactos me deram umas dicas, pois no momento não tinha fungicida em casa.

As dicas:
- Colocar no sol direito.
- Retirar e trocar a terra do vaso e das raizes (pois os bichinhos podem estar na terra) e lavar a planta com detergente neutro.

E funcionou, mas por precaução passei em todas plantas o fungicida (Cupro Dimy é o nome) e elas acabaram ficando manchadas de azul, cor do fungicida. As vezes a própria água tem tanto produto químico que mancha as folhas, então usem essa dica também.

Antes de tudo passei um pincel bem macio e seco para tirar o pó e para tirar as manchas a dica pra limpar, que eu testei foi 1 parte de água e 1 de leite. E funcionou muito bem como vocês vão poder ver nas fotos. Elas ficaram lindas!

As outras dicas não testadas por mim estão logo em seguida das fotos. 
Se alguém tiver alguma dica, comenta o post e deixa lá que eu atualizo o post, caso alguém saiba se alguma das dicas prejudica a planta, falem por favor. 












Dicas não testadas por mim.

1. Mistura de água e sabão neutro. Cuide para não esfregar a folha, eu achei muito bom usar o pincelzinho.
2. Maionese. Usando um papel toalha, passe maionese delicadamente nas folhas da planta para que fiquem com um brilho lustroso. Isso também evita que a poeira se acumule nas folhas.

Observação de Rosa Soares Zola Ótimas dicas! Mas será que a maionese não fará mal? Além de conservantes e corantes ainda tem sal. As demais possibilidades são ótimas!

3. Casca de Banana. Usar cascas de banana é um jeito orgânico de dar brilho às folhas. Pegue uma casca de banana e esfregue as folhas da planta com a parte de dentro (a parte macia) da casca. Óleos naturais da casca darão brilho para as folhas e fragrância natural para a casa. Use cascas uma vez por semana ou sempre que a planta parecer opaca.
4. Ceras. Ceras vendidas para deixar folhas brilhantes devem ser evitadas, porque apenas obstruem os poros da folha. Isso impossibilita a planta de liberar umidade e fazer trocas gasosas.



Fonte Consultada

19 comentários:

  1. Gostei das dicas , outro dia tinha uma suculenta com muito pó por cima dela e não sabia o que fazer.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas. Vou aproveitar e fazer uma faxina nas minhas! Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oba!!! Vou entrar nesta também. Vou testar uma receita antiga que usei em folhagem e funcionou. Não sei com suculentas! Mas vou experimentar: limpar as folhas com borra de café.

    ResponderExcluir
  4. A dica para limpeza e brilho de plantas que eu conheço é café feito sem açucar. Já experimentei em folhagens e deu certo, mas não sei se em suculentas funciona bem. Gosto muito do seu blog. Estou começando minha coleção de suculentas e já aprendi muita coisa aqui. Tenho um blog de artesanato, dá uma passadinha por lá e veja as postagens "Troncos e Suculentas".

    ResponderExcluir
  5. A maionese queima as folhas...já fiz e queimou toda a planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso você conseguiu recuperar as.folhas? Aconteceu comigo essa semana

      Excluir
  6. E se limpá-las com óleo de neen, teríamos uma proteção natural, não?

    ResponderExcluir
  7. Será que a limpeza não pode ser realizada com o óleo de neen? Limparia e protegeria ao mesmo tempo, não?

    ResponderExcluir
  8. Será que o óleo de Neen pode ser útil, já que agiria como limpador e protetor?

    ResponderExcluir
  9. A mistura de água com sabão neutro deu muito certo aqui em casa, não afetou nenhuma planta e as cochonilhas foram eliminadas! Para limpar as manchas que ficaram onde a água evaporou, usei um pincel macio também. :)

    ResponderExcluir
  10. Que maravilhaa !!! Cochonilhas são um inferrrrrnoo!!
    bjs
    Sheila

    ResponderExcluir
  11. Nas minhas eu passo café frio e ficam lindas ,alias em qualquer planta.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, Sheila!
    Pela primeira vez encontro um blog prático com orientações clara. Sheila, amei seu blog, assim como, as lindas suculentas. De hoje em diante vou continuar te visitando para aprender mais.
    Amiga adorei as dicas, interessantes.
    Tem pouco tempo que estou mexendo com plantas e tenho muitas dúvidas, pois, sou bem crua no assunto e é na internet que procuro me informar.
    Tenho um vaso de onze horas repletas de botões e verificando achei a danadinha da cochinilha. Você teria como me orientar onde compro esse fungicida CUPRO DIMY? Vou aplicar nas minhas onze horas.
    Eu moro na Zona Norte do Rio de Janeiro.
    Muito obrigada, que Deus te abençoe.
    bjs.
    Mara
    marapasareli@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Gente que maravilha saber que não estou sozinha com essas conchinilhas.
    Quando vi fiquei apavorada e joguei no lixo com vaso e tudo
    Tenho uma horta com hortelã, alegrim, manjericão e mais outras.
    Agora vou me orientar aqui nesse blog.
    Obrigada pelas informações pois tbm estou iniciando minha coleção de suculentas😍

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...