quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Saiba como fazer seu próprio substrato para Suculentas e Cactos

Ontem estava fuçando na internet em busca de novidades sobre nossas lindas plantinhas, vi um artigo super interessante no blog Get Busy Gardening sobre como fazer substrato para suculentas, eu confesso que na maioria das vezes acabo comprando, mas definitivamente vou começar a fazer, pois a diferença de preço é enorme. Como o artigo era super bom, mas em inglês, entrei em contato com a Amy Andrychowicz, dona do blog e perguntei se poderia traduzir e disponibilizar o artigo em português aqui pra vocês, ela foi super simpática e concordou, no entanto, quem quiser ler o artigo em inglês é só clicar aqui. Ah e aproveitem e dêem uma olhada no blog todo, é super interessante, eu inclusive assino e recebo por e-mail todas as postagens dela.

No texto ela diz que ama as suculentas, escreve e publica fotos toda hora, mas que sempre alguém pergunta sobre qual substrato utilizar. Comigo acontece o mesmo.

Ela diz que não compra subtrato para suculentas comercial, por que além de não conter muita areia é também muito mais caro, e não contendo areia suficiente a umidade é mantida por muito mais tempo de que é necessário para as nossas suculentas.
Aqui estão os 3 ingredientes utilizados:
1. Terra
2. Areia


O tipo de terra que ela utiliza, depende da que está em oferta na época que ela necessita, mas procure escolher um que seja mais leve para utilizar no plantio de suculentas. Ele diz para evitar solos pesados e com Vermiculite, ou que digam reter umidade por tempo prolongado. Como a gente sabe as suculentas necessitam fácil drenagem já que elas mesmas retém a umidade em suas folhas.

O tipo que areia que ela compra é aquela utilizada para caixas de areia, ela diz que você pode comprar qualquer tipo de areia, mas dê preferência a areia mais grossa, não utilize areia da praia e nem utilize areia que já esteja em caixas de areia, pois você nunca saberá o que tem lá dentro.

Perlite é uma correção muito leve do solo, são pedacinhos brancos parecidos com isopor que a gente sempre vê nos substratos comerciais â venda. O perlite retém levemente a umidade e previne a compactação do solo, em outras palavras o solo é drenado rapidamente.

A receita que ela utiliza para suculentas é:
3 partes de terra para envazar
2 partes de areia
1 parte de perlite
Quando você for fazer o substrato para aumente um pouco a quantidade de perlite.

Para fazer o substrato é muito simples, despeje os ingredientes em um recipiente e misture bem.
Para deixar as coisa mais fácil ainda, quando fizer já faça uma grande quantidade e estoque para quando precisar.
Essa foto abaixo é como fica a aparência da mistura.

E aqui abaixo está uma foto que prova como suculentas dela estão saudáveis e vistosas, com o substrato feito em casa.

Espero que tenham gostado e obrigada Amy Andrychowicz por ter autorizado o uso do teu artigo.

63 comentários:

  1. Oi Sheila, vc sempre com novidades pra nós. Gostei muito, já salvei na pasta que criei especialmente pra todas as suas dicas e post. Vou fazer sim. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Marina querida!! Tão bom ouvir isso!!!

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
    2. AMY,

      Agradeço,
      Um grande abraço
      EDISON SEABRA 8.7.1015

      Excluir
    3. AMY,
      Grato por tudo no que se diz sobre as suculentas.
      EDISON JOSE DA SILVA SEABRA

      Excluir
    4. EDISON JOSE DA SILVA SEABRA 8.7.2015
      Grato, vou fazer tudo pelas suculentas.

      Excluir
  2. Thanks Sheila! It's really fun to see my article translated on your blog!

    Amy

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Sheila, comprei sementes de Sempervivum e de A. tabuliforme e estava procurando dicas de como cultivalas e germinalas.Vou providenciar todo o material q vc falou. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Esta linda seu arranjo das suculentas. E bom saber que mesmo mudando a lingua o processo continua o mesmo. Abracos de Austin, TX

    ResponderExcluir
  5. Muy bueno tu consejo para hacer sustrato para suculentas lo voy a poner en práctica, muchas gracias por compartir.






    ResponderExcluir
  6. Amei amiga.......obrigada mais uma vez pela sua dedicação e seu coração bondoso em compartilhar conosco. DEUS te abençõe sempre!!!!!!!!mil bjssssss

    ResponderExcluir
  7. Sheila vou ler todas as suas apostilas, quem sabe eu consiga entender o e praticar para que minhas suculentas fiquem lindas tambem. Grata.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sheila, por acaso esse substrato serve para sementes de pitaia?

    ResponderExcluir
  9. Olá Sheila esse substrato serve para sementes de pitaia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edgar!! Vou ser honesta, relamente não sei se esse substrato serve para sementes de pitaia...

      Obrigada pela visita

      Sheila

      Excluir
  10. Parabéns, lindíssimas suculentas e ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  11. ONDE EU COMPRO PERLITE? CASA DE JARDINAGEM?

    ResponderExcluir
  12. Sheila minha querida,amei receber essa receita de substrato,so nao sei oque eperlite,vc podeme ajudar,joanaligialucio@hotmail.com.
    Deus continue te abencoando e lhe dando sabedoria,eu amo plantas e animais,um beijo no coracao



    ResponderExcluir
  13. Gostei muito,gostava de receber novidades suas ok(Obrigado)

    ResponderExcluir
  14. Oi Artur!!!
    Cadastre seu email no "siga por email' o link está no canto direito da página acima!!!

    ResponderExcluir
  15. Sheila adorei amo cactus e suculentas mas não sei como preparar a terra para o plantio e este post ajudou muito. Me tire duas dúvidas? 1) essa terra da foto não seria substrato simples pq a terra que compro onde vende planta não é assim? 2) a areia seria aquela que se compra para construção e se vier molhada preciso secá-la no sol para o preparo ou pode ser molhada mesmo? Já fiz o cadastro e gostaria de saber mais sobre suculentas e cactus pq amo muito e não sei cuidar? Obrigada e que Deus lhe abençoe com muita saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!! Sim use a areia de construção, mas acho melhor que ela esteja seca pra misturar melhor na terra!!

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  16. Olá! Comprei alguns cactus, mas vieram em um vasinho bem pequenino. Gostaria de transplantá-los para um vaso maior... Então, estava procurando como preparar o solo, e achei seu BLOG... gostei muito! Parabéns!
    Minha dúvida é a seguinte: não estou conseguindo encontrar PERLITA na minha cidade. Tem alguma outra coisa similar que posso usar? Ou posso usar somente a terra e a areia? Serve terra preta adubada e areia de construção? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel!! Obriggada pelo carinho...Use somente a terra e areia..usa uma terra mais leve, parea que não acumule a água por muito tempo e use areia de construção mesmo!!

      Excluir
  17. que tipo de solo é esse , terra preta(10% de húmus + terra) , terra vegetal(restos de plantas mortas + terra) ou terra roxa"vermelha"( pedras basalticas em pó , terra comum de jardim , pobre em nutrientes).

    ResponderExcluir
  18. Kill, vou ser bem honesta eu uso a terra que encontro, no início eu comprava o substrato prórpio para cactus, hoje procuro usar uma terra mais leve que não retenha muita água. Sem mistérios e sem estress.

    Sheila

    ResponderExcluir
  19. Olá amigo eu faço com brita pequena misturada no composto normal e não tenho dado nada mal.Mas obrigado pelos teus concelhos.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pela dica, muito bom :-)
    Vou usar essa receita no meu novo projeto.
    Quero colocar suculentas e garrafas que estou reciclando, se quiser ver www.garrafareciclada.com.br.

    Agradecido de novo.

    https://www.facebook.com/garrafareciclada/photos/pb.359509277576313.-2207520000.1442234435./361452347382006/?type=3&theater

    ResponderExcluir
  21. Adorei a dica do substrato e como também cultivo, uma ótima dica é colocar casca de arroz para deixar a terra respirar e fica mais drenável o substrato.

    ResponderExcluir
  22. Precisamos de pessoas como você para facilitar a vida. Apaixonei-me pelas suculentas primeiro pela beleza e segundo pela facilidade (pelo menos é o que dizem) de cultivo. Como moro em um lugar com clima desértico achei perfeito começar a colecionar as lindinhas. Mas sou iniciante total e tenho muuuuuitas dúvidas. Comprei umas sementes de espécies variadas de suculentas e a minha grande preocupação agora é onde é como vou abrigá-las. Essa perlita pode ser substituída por alguma outra coisa, caso eu não encontre? Desde já, meu muito obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  23. Grata pelo blog maravilhoso! Estou iniciando no cultivo de suculentas e suas dicas tem me ajudado muito. Um grande abraço e mais uma vez agradeço.

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho uma dúvida de novato... No vaso definitivo onde eu colocarei a minha planta... pode conter somente substrato ou eu preciso colocar uma mistura de substrato e de terra?

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho uma dúvida de novato... No vaso definitivo onde eu colocarei a minha planta... pode conter somente substrato ou eu preciso colocar uma mistura de substrato e de terra?

    ResponderExcluir
  26. Eu normalmente coloco só o substrato!!

    Sheila

    ResponderExcluir
  27. Oi Sheila.
    Ja vi em outros sites que nos Estados Unidos é muito fácil achar a perlite, mas, aqui em Piracicaba eu não encontro em lugar nenhum. Tentei substituir por vermiculita, mas a quantidade que se vende em lojas aqui é muito caro. Você sugere alguma outra coisa para que eu prepare um bom substrato, por favor?
    Grata e fiquem com Deus,
    Vera

    ResponderExcluir
  28. Interessante mas eu uso substrato para hortaliças e nunca tive problemas... sempre ficam lindas e eu não misturo nada no substrato. De vez em quando coloco farinha de osso na beira dos vasos para elas ficarem mais lindas e vistosas...

    ResponderExcluir
  29. Oi sheila
    Venho agradecer suas dicas ,sou apaixonada por cactos e suculentas posso adicionar brita ao invés de perlita? Desde já agradeço e um beijo no seu coração

    ResponderExcluir
  30. Boa noite,moro em florianopolis SC E AQUI AONDE COMPRO PERLITE?
    E aonde cosigo pinças longas?Parabens tenho lido,e aprendi muito com suas postagens.
    WHATS 48 96637541.

    ResponderExcluir
  31. Adorei as dicas, Sheila. Vc tem Instagram ou outra rede social que eu possa seguir vc? Obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de saber sobre essa terra, o que seria exatamente essa terra?

    ResponderExcluir
  33. Olha uma dica para suculentas Regina

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pelo belo trabalho! Precisamos muito espalhar estas fofuras por todos os lares e assim levar saúde e felicidade a todos. Recentemente também comecei a postar algumas coisas sobre plantas e suculentas que é uma paixão minha. http://recantoecologicosaburo.com.br/ Espero poder ajudar. Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pelo belo trabalho! Precisamos muito espalhar estas fofuras por todos os lares e assim levar saúde e felicidade a todos. Recentemente também comecei a postar algumas coisas sobre plantas e suculentas que é uma paixão minha. http://recantoecologicosaburo.com.br/ Espero poder ajudar. Abraço!

    ResponderExcluir
  36. Olá, eu comprei subtrato para rosa do deserto da marca terranova. O dono da floricultura disse que servia bem para o cacto. Ele tem boa drenagem.
    Eu gostaria de saber se eu preciso adicionar algo nele para plantar cactos, como por exemplo humos ou areia.
    E se eu posso usar esse substrato para plantar definitivamente meus cactos... muito obrigada

    ResponderExcluir
  37. sheila: estoy en Buenos Aires , Argentina. Muy buenos consejos para reproduccion de suculentas. yo pensé que con las hojas, solamente en verano. Muchas gracias por compartir tus conocimientos. Donde vives? un afectuoso saludo. Beatriz

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde! Areia de praia serve para o plantio de suculentas? Meu muito obrigado. Ana Cabo Frio- RJ

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde! Areia de praia serve para o plantio de suculentas? Meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Adorei saber tantas coisas a respeito de suculentas. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  41. É tão bom ter vocês para ajudar a salvar nossas plantinhas, fico muitíssima agradecida,eu tenho muitos cactos e suculentas e sempre perdia uma

    ResponderExcluir
  42. E para germinação de sementes de suculentas cactos e litígios?

    ResponderExcluir
  43. Germinação suculentas cactos E lithops?

    ResponderExcluir
  44. #AMEI suas dicas de substratos pra suculentas 😘🤗🤗

    ResponderExcluir
  45. Nota 1000 pela clareza das informações, q me ajudaram muito, pois sou iniciante com cactos e suculentas. Agora terei + tempo de me aprofundar + sobre essas plantinhas lindas. Minha gratidão pela ajuda.

    ResponderExcluir
  46. qual tipo de adulbo usado para as suculentas?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...