quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Por que utilizar pedrinhas nos vasos de Suculentas e Cactos

Oi pessoal!!! Muita gente me pergunta qual a real necessidade de utilizar pedrinhas para cobrir o vasos de suculentas e cactos. Então vou tentar expor meus motivos e algumas consifderações a respeito que li no livro, Succulents Simplified, da nossa guru Debra Lee Baldwin. Se alguém quiser adquirir o livro que é uma pérola clica aqui. Para conhecer os outros livros dela, clica aqui e aqui. Eu tenho todos e super recomendo.
Vocês vão observar as várias fotos ilustrativas de Michael e Danielle Romero, designers Californianos que sabem usar como ninguém as coberturas para vasos!!

Mas voltando ao assunto, pedrinhas nos vasos e jardim. Já vou avisando que não gosto daquelas pedrinhas com cores, apesar de usar em alguns dos meus vasos, uso por pura falta de opção!!!

Então vamos as pedrinhas, que podem servir para:

- Oferecer contraste e textura;
By Michael E. Romero - Deuterocohnia brevifolia
- Ajudar a manter o solo dentro dos vasos, quando este é regado, não permitindo, até mesmo que a planta fique suja com pequenos respingos de terra - DICA, coloque entre o solo e as pedras uma fina camada de areia fina;
Michael E. Romero‎
- Outra dica, se você estiver usando como cobertura, vidros ou algum outro tipo de cobertura transparente, coloque entre o solo e esta cobertura, uma camada de areia branca, isso irá manter a cor real do vidro;
Sherman Gardens
- Preservar o calor e a umidade;
Terra Sol Garden Center - Designed by Tony Krock
Anna Miranda - Euphorbia Lactea White Ghost
Anna Miranda - Euphorbia Lactea White Ghost
- Como cobertura do solo;
By Danielle Romero
- Esconder a terra, que na minha opinião, acho um pouco anti-estético;
By Michael E. Romero
- Algumas cores e formas naturais de pedras, podem harmonizar com as cores de nossas suculentas;
By Danielle Romero
- Pedras de rios, podem ser utilizadas como caminhos ou limitadores;
- Segundo Debra Lee Baldwin, pedras brancas e de cores não naturais, as coloridas artificialmente, podem acabar chamando a atenção para si mesmas e não confere beleza as suculentas. Ela diz que quando em dúvida, opte pelas pedras mais naturais possíveis;
By Danielle Romero
- Eu já utilizei como cobertura de vasos areia grossa e algumas eu até colori, gostei muito do efeito;
- Podem servir também como finalização ao arranjo, conferindo contraste, repetindo tons e texturas dos vasos;
By Michael E. Romero
- Como opção podemos utilizar pedras semi-preciosas; 
By Danielle Romero
- Pedras vulcânicas;
By Cactus Center - Rebutia krainziana



12 comentários:

  1. Gostei das explicações! Sempre uso pedras e areia nas minhas suculentas!!!

    ResponderExcluir
  2. Legal! :D
    Obrigada pela informação!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as explicações,gostaria de saber se posso deixar os cactos no sol e na chuva?

    ResponderExcluir
  4. Gostei e tenho uma pergunta posso deixar os cactos no sol e na chuva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel!! Pode deixá-los sim, desde que o substrato seja bem drenado, arenoso, coloque umas pedrinhas, tenha cuidado para que a água não forme poças...

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
    2. olá estou iniciando a cultivar suculentas tenho muitas dúvidas ex:posso por adubos pro crescimento ou não?

      Excluir
  5. Olá, estou iniciando meus passos nesse maravilhoso universo das suculentas. Muito obrigada pelas informações, seu blog é muito rico. Gratidão

    ResponderExcluir
  6. Oii eu trabalho com mdf e nessa crise os negócios não vão mto bem só na decoração, então resolvi trabalhar com vasinhos de plantas, gostaria de saber como plantar, suculentas ou kactus em vasinhos de madeira, oq eu coloco primeiro, terra, pedras?
    Eu quero colocar por cima pedrinhas brancas me ajude ai.

    ResponderExcluir
  7. Olá eu trabalho com artesanato e quero começar um novo trabalho agora com vasinhos de planta, trabalho com mdf q é um material não mto resistente então gostaria de saber como plantar suculentas e kactus em vaso de madeira, oq colocar primeiro, terra pedras?
    Por cima quero colocar pedrinhas brancas

    ResponderExcluir
  8. Olá, é verdade que aquelas pedrinhas brancas são feitas de mármore e que fazem mal para as plantas é muito para as suculentas? Uso em minhas plantas a 30 anos e nunca tive problemas...

    ResponderExcluir
  9. Onde obter suculentas coloridas vermelhas amarelas e azuis?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...