Ontem minha irmã me fez uma pergunta aqui no blog, sobre o desafio de cultivar Suculentas dentro de casa, por coincidência vi no Facebook, no Grupo Succulent Fanatics, uma resposta sobre o assunto da Laura Balaoro, que considero uma expert no assunto. Então vou aproveitar a carona dela e traduzirei a resposta.
“O desafio de cultivar suculentas dentro de casa é escolhar um lugar onde haja luminosidade suficiente. Um lugar com boa luminosidade, uma janela ensolarada que tenha sol durante 4 a 6 horas é o ideal, mas tenha cuidado quando estiver muito quente no verão perto a janela, pois elas podem queimar-se. Se não é dada a planta luz suficiente a planta irá sofrer estiolamento e eventualmente poderá morrer. Tente algum tipo de Suculenta que se de bem com não muita luz tais como as Hawortias, Gasterias, Sanseverias, Senecio Rowleyanus e algumas espécies de Aloes. Boa Sorte!! ”
A minha experiência aqui na Irlanda onde moro, lugar frio, extremamente úmido e com pouco sol, tenho cultivado algumas Suculentas há quase um ano, em uma janela onde pega o sol da tarde (quando tem rs) e estão indo bem, o meu segredo é pouca rega quase nada, para ser sincera coloquei em cada vasinho até hoje só umas 3 colheres de sopa de água em cada um.
Haworthias
Haworthia Cymbiformis |
Haworthia sp. |
Haworthia Pumila |
Haworthia Margaritifera |
Haworthia Renwardtii var Brevicula |
Gasterias
Sanseverias
Senecio
Senecio Rowleyanus
|
Aloes
Aloe Juvenna |
Aloe Reitzii |
Muitas espécies de suculentas adaptam-se bem em ambientes fechados.
Crássulas mantêm-se bem perto de janelas com sol constante, enquanto Haworthias preferem sol mais fraco. Aloes e Gasterias podem manter-se à meia-sombra.
Plantas pendentes, como Ceropegias e Hoyas também se adaptam bem a ambientes internos.
Echeverias e Rosularias também preferem janelas com pelo menos 4 horas de sol. Fonte. Planta Sonya
Oi Sheila, tudo bem? Saudades...
ResponderExcluirAdorei essa postagem, muitas pessoas querem cultivar suculentas, mas não sabem como cuidar, e dicas assim são muito boas.
Aqui é carnaval, tô me arrumando pra sair, mas antes corri aqui, rsrs, tô super atrasada com minhas visitas queridas, que qualquer tempinho, já aproveito, rs.
Sabe, Sheila, fico pensando naquele chimarrão no fim de tarde no banquinho lá fora, que vc falou no comentário, lembra? Nunca provei e agora vira e mexe me dar vontade de provar, rsrs e agora a onde encontrar por aqui?
Beijo grande!
Oi Fátima Carnavalesca...praticamente um Joãozinho Trinta rsrsr brincadeirinha...Fiz esse post achando que nem teria muito ibope...que bom que gostou e bastatnte gente no facebook comentou que foi útil rs...
ResponderExcluirSobre o chimarrão...Ai em Fortaleza deve ter CTG - Centro de Tradições Gaúchas, tu e teu marido podem ir lá quando tiver algum evento, ou mesmo sem evento, eles sempre tem um chimarrãozinho prontinho e voces provam e pedem uma aula de como fazer, mas se tu não fores lá..eu posso fazer um passo-a-passo pra ti de como fazer, mas ai tu vais ter que ter os "apetrechos" ou senão, venham aqui pra Irlanda que tomamos um junto, mas sem teu banquinho lindo...Ah e tem o mate doce que se tu gostar de docinho...um cházinho com folhas de laranja e açucar queimado fica o bixoooo..
Me fala depois qual das alternativas deu certo!!
Beijinhos
Sheila
Oi Sheila queridoca, meu carnaval foi morgado, só fui mesmo pra dois churrascos, mas nada de badalação, só comilança, rsrs.
ResponderExcluirMenina, pode fazer o que quiser com meus posts, vc é quem manda, use e abuse, rsrs, e ainda fico orgulhosa de ter gostado.
Quanto ao chimarrão, acho que vou procurar por aqui mesmo, rsrs, Irlanda não vai dá por enquanto,rsrs, ah quem dera....
Bjs!!!!
Eu sou uma iniciante na arte das suculentas. Luto diariamente pra que as minhas continuem vivas, rsrs. Tenho colocado cada vez menos água e isto tem dado certo.
ResponderExcluirAdorei suas dicas, pois meu próximo passo, agora que não deixei as minhas morrerem, é um dia cultivar algumas dentro de casa.
Veja as poucas suculentas que tenho neste post: http://www.caprichosbyneli.com/2013/01/detalhes-da-minha-varanda.html?utm_source=BP_recent
Espero que vc consiga encapar seus cadernos/bloquinhos, espero ter ajudado.
Bjs
Olá, sou iniciante ao cultivar suculentas elas são apaixonantes.. tenho muitas duvidas uma delas é: Posso borrifar as folhas? Obrigada
ResponderExcluirOlá, sou iniciante ao cultivar as suculentas elas são apaixonantes... Tenho algumas dúvidas como: posso borrifa-las?
ResponderExcluiri Ana Cristina!! Pode borrifar sim, so cuida para que elas estejam em lugar bem ventilado e sem sol na hora que fores borrifar.
ExcluirBeijinhos
Sheila
Oi gente bonita amoo suculentas ❤💗😘
ExcluirHi Sheila! Yes a lot of succulents can live inside. The ones you mentioned are perfect. I don't know about the aloe though. They might etoliate. That might be tough.
ResponderExcluirOi Sheila... amei seu blog...ja to ficando, pode ser? Bom, temos em comum o amor por essas gorduchinhas lindas. Amo suculentas! E cactos tbem.... e bonsais...e....hahahaha So que aqui no Brasil o sol 'e bem mais intenso, ne? Nesse ultimo verão nem as suculentas e os cactos estavam aguentando. Tenho uma varanda que bate sol a tarde toda...elas amam, mas nesse verão tive que reloca-las. Qdo puder da uma passada la no blog pra gente trocar figurinha. Bjs no coracao florido! AmorecosbyCrika
ResponderExcluirOi sheilá será que eu posso cultivar minhas suculentas e kalanchoe em um jardim de inverno com coberturaiva, ele tem ótima claridade solar pela janela e é coberto com telhas transparente
ResponderExcluirOi sheilá será que eu posso cultivar minhas suculentas e kalanchoe em um jardim de inverno com coberturaiva, ele tem ótima claridade solar pela janela e é coberto com telhas transparente
ResponderExcluir