A maioria de cactos e suculentas necessitam ser transplantadas de 3 a 5 anos. Se o vaso está cheio, necessariamente não é sinal de que é a hora do transplante para outro vaso, ou mesmo jardim, o sinal é quando as raízes já estão saindo para fora dos buracos. Caso não haja raízes próximas aos buracos de drenagem, espere mais um pouco, pois até esse momento não existe uma real necessidade!!!
A época mais indicada para transplante é durante a época de crescimento, na grande maioria das espécies de suculentas e cactos é no ínicio da primavera.
A época mais indicada para transplante é durante a época de crescimento, na grande maioria das espécies de suculentas e cactos é no ínicio da primavera.
Antes de ler estas dicas no livro de Debra Lee Baldwin, Designing with Succulents, o vasinho abaixo já estava na fila para transplante, aí verifiquei as raízes, e como elas não estão a vista, o que indica que não estão 'esmagadas', 'apertadas' dentro do vaso, ele vai esperar mais um pouco!! Melhor não mexer em time que está ganhando!!!
![]() |
Minhas Suculentas |
Nunca, mas nunca mesmo, puxe a sua planta para fora do recipiente, você pode acabar quebrando sua planta e quebrando suas raízes. Veja a foto abaixo!! Nunca faça isso, nesse caso a Candice Sutter - do blog Sweet Stuffs Sassy Succulents, já havia retirado a planta, como todo cuidado, mas tem muita gente desavisada, que faz isso com a propria planta. Aproveito para recomendar o blog e o facebook dela, é só clicar nos links!!
![]() |
Candice Sutter - Sweet Stuffs Sassy Succulents |
Para soltar mais facilmente as raízes, sem danificá-las, se estiverem em recipientes de plástico, primeiramente deixe que solo esteja bem seco, então aperte o recipiente em toda suavolta, para ir soltando o solo e raízes. Logo em seguida, vire o recipiente de lado e a planta deslizará para fora.
Se estiver em recipiente de cerâmica, vire-o de cabeiça pra baixo e a planta vai se soltar naturalmente. Caso isso não ocorra, empurre a planta com uma caneta introduzida nos buracos de drenagem. Tome cuidado ao manusear cactos com espinhos, veja as dicas aqui.
![]() |
Jeff Pavlat repot - Central Texas Gardener Blog |
Após a retirada da planta, antes de transplantar para o novo recipiente, de uma podada nas raízes, principalmente nas partes onde quebraram e que estejam enroladas, para que a planta não seja muito prejudicada.
Após esses procedimentos sua planta estará pronta para ir para o novo substrato e recipiente!! Veja aqui como fazer seu próprio substrato, com boa drenagem!!!
Vale lembrar que, após o transplante espere alguns dias pra regar e algumas semanas para fertilizar.
Vale lembrar que, após o transplante espere alguns dias pra regar e algumas semanas para fertilizar.
Quem gostou desse post, deixa um comentário e compartilhem muito!!
Fonte Consultada:
Oi Sheiloca!
ResponderExcluirQue dicas boas bixinha! estou estudando sobre esses assuntos todos, e outros mais para uma oficina que vou dá em novembro sobre plantas suculentas e mini-jardins, e sua matéria está ótima e bem explicativa, adorei.
Ah tô esperando sua visitinha pra ver minha decoração no stand, espero que goste, apesar de as fotos não estarem 100%
Beijocas!
Quando vi ela arrancando , entendi o por que .
ResponderExcluirbjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Achei muito interessante as dicas. Valeu!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirhttp://jardimdanely.blogspot.com.br/
Eu estava procurando essas informações. Postei até no face. Obrigado.
ResponderExcluirObrigada Tia Quel por divulgar o blog!!
ExcluirBeijinhos
Sheila
Funny photo of me with the container. I definitely did not want to break it. There was practically no dirt left it was all roots. And I sure wanted to save that planter. And I did! Woohoo! Thanks Sheila!
ResponderExcluirMuito bom gostei muito.
ResponderExcluirOi QUERIDA AMIGA SUMIDA!!!!!!
ResponderExcluirPassando pra te deixar um abraço apertado!
e beijos!
Sheila,
ResponderExcluirVim deixar um abraço, e agradecer pela visita.
Não pensa que esqueci de você. Okay?
Espero que volte logo com essas dicas maravilhosas, como desse post.
Abraços
Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
ResponderExcluirtambém agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,para que possa seguir também o seu blog. Paz.
António Batalha.
Obrigada pelas dicas.
ResponderExcluirSempre puxava as bichinhas tadinhas.
Beijos
http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/
Oi Sheiloca!
ResponderExcluirSaudades, muitas saudades, passei um e-mail já a algum tempo, será que vc viu? Vou passar outro, em todo o caso.
Beijos!
Adorei as dicas,comecei há pouco a plantar as suculentas, e suas dicas são ótimas!!! Bjs!
ResponderExcluirOla boa tarde estou começando agora e suas dicas serão de grande utilidade para mim obrigada.
ResponderExcluir