terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Jardim Eficiente, Econômico e Lindo? Xeriscape é a solução!!!

Nos dias de hoje, cheios de estress, onde a falta de contato com a natureza é uma constante, a  crise economica mundial, onde o efeito estufa mudando constantemente o nosso clima é por isso que por vezes pensamos em alguma forma de abrandar tantos efeitos maléficos  em nossa alma.
Por que não um jardim??
Estarmos em contato com a terra nos traz relaxamento e paz na alma, mas um jardim tem um custo e como o mar não está pra peixe, acabamos optando por um estilo de paisagismo Xeriscape este seria o adequado em todos os requisitos, investimento, beleza, manutenção e ecológicamente correto.
Nosso jardim iniciamos em junho de 2011 - Foto 11.11.2011
Xeriscape “Xeros” (seco) “Scape” (vista,paisagem), refere-se ao paisagismo e jardinagem de maneira a reduzir ou eliminar a necessidade de água suplementar, utilizando plantas nativas e tolerantes a seca, isso pode reduzir o consumo de água em até 60%. O uso de plantas nativas pode proteger o ecosistema e reduz a quantidade de cuidados  e energia dispendida para manter um jardim bonito e saúdavel. 

Aloe, Euphorbia Trigona, Echeveria Perle Von Nurnberg (na pedra), Crassulas, Agaves em vasos e Agave Americana
Depois de alguma pesquisa na internet, percebemos que podíamos tentar e acho que estamos indo bem. Essa foi a opção ideal pra nós, pois moramos no Algarve, sul de Portugal, onde os verões são muito secos, muito quentes, nosso terreno é rochoso e o solo não é rico.
Partimos para a escolha das plantas e nossa primeira opção foram as Suculentas e Cactos, que além de tolerantes a seca são também resistentes a frios extremos.
Além desses fatores um outro nos chamou atenção ao fazermos essa escolha, o fato de que Cactos e Suculentas se mantém lindas o ano todo, não necessitam cuidados demasiados, não necessitam regas frequentes, podas, adubação, uso de pesticidas.
O que não devemos esquecer é os cuidado com excesso de regas, isso pode por a perder algumas plantas pois suas raizes podem apodrecer. O uso de Cactos e Suculentas não quer dizer “REGA NUNCA MAIS!”, quer dizer regas menos frequentes, por isso projete o posicionamento das plantas para reduzir ao máximo o número de regas.
Posicione as plantas de regas frequentes em  lugares mais baixos e as que não necessitam tantas regas posicione nos lugares mais altos.
Cactos necessitam de menos regas que as Echeverias e Kalanchoes

Apesar de que os Cactos e Suculentas não necessitarem solo rico, o tipo de solo correto também é importante para evitar a evaporação da água e reter o excesso de umidade, por isso a necessidade de um solo mais arenoso.
Se engana quem pensa que um jardim de Suculentas e Cactos é um jardim sem verde e sem flores.
Echeveria Perle Von Nurnberg, Agave Attenuata e Salvia
Echeveria Pullvinata - Debra Lee Baldwin
Fonte: http://www.xeriscapeweb.swiftpromotion.com/
Opuntias, Aloes e Agaves
Todos nós sabemos que ter um gramado bonito requer o uso de muuuiiita água e isso tem um custo alto, então substitua toda a grama possível por cascalhos, faça caminhos com pedras rústicas, madeira e outros materiais.
Outras formas de economizar água:
- Captação de água da chuva para as regas.
- Gramados apenas necessitam rega a cada 5 a 7 dias no verão, inverno a cada 10 ou 15 dias.
- Cubra o solo com serragem para manter a umidade. Serragem também ajuda a controlar pragas que competem com as plantas por água. Fonte:  http://www.agua.bio.br/botao_d_F.htm
- Evite a instalação de adornos paisagísticos com água, a menos que seja água reutilizada.
- Cubra o solo com cascalho, pois reduz a perda de água diminuindo a evaporação e também evita aparecimento de ervas daninhas.
- Boa proteção contra os ventos de verão.
- Crie sombras em seu jardim, usando pedras, árvores e arbustos de tamanhos maiores.
- A posição do sol em diferentes estações do ano e os padrões de sol e sombra em diferentes momentos do dia terá um grande impacto na escolha de plantas e uso da água.
- Paredes, muros e construções podem irradiar calor e assim gerar maior quantidade de regas.
A manutenção de um jardim de suculentas e cactus predominantemente é muito simples, basta manter suas folhas livres de poeira, pois é por onde elas se alimentam, manter o jardim livre de galhos e folhas que podem apodrecer e levar alguma doença para suas plantinhas.
Essas escolhas significam economia de tempo e dinheiro e melhor qualidade de vida.
Quer saber mais sobre o assunto??
Aguardem em breve uma lista de links interessantes.
Suculentas podem se multiplicadas facilmente por divisão, isso permite que você mude o visual do seu jardim a cada ano com um baixo investimento e esforço.

Um comentário:

  1. Gostei muito do blog. Enriqueceu meu conhecimento sobre suculentas. Tenho algumas delas, mas nunca tinha lido algo de maior sobre elas. Também sou apreciador de cactos, mas meus cultivados foram sempre amadores, sem busca de conhecimento maiores.Parabéns. Muito obrigado, portanto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...