segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Espinhos de Cactos - Dicas de manuseio e função


Echinocatos Grussoni

Espinhos de cactos

Os espinhos dos cactos são resquícios das folhas que os cactos possuíram há muitos séculos atrás, hoje representadas pelos espinhos. Os espinhos são uma outra maneira de reduzir a perda de água, porque sem as folhas eles evitam a perda de água pela transpiração.
Quantos mais fortes e grandes os espinhos, mais resistente ao calor é o cactos, pois fazem sombra e protegem o corpo do cactos a insidencia do sol. Então podemos dizer que cactos que possuem pelos e espinhos muito fortes e densos requerem plena exposição ao sol.

 Há um tipo especial de espinhos que cresce nas aréolas das Opuntia, que são os gloquídios. Estes são um conjunto de pequenos e finíssimos espinhos que se encontram agrupados formando molhos e com que devemos ter cuidado  pois se cravam na pele são bastante difíceis de extrair.

Opuntia Microdasys Amarelo

Já passei por essa experiência lidando com o Opuntia Microdasys que não tem aqueles espinhos grandes, ele tem uns pontinhos amarelos, que parecem pelos, lidei sem luvas e uma meia hora depois minhas mãos estavam me pinicando (bem dolorido) como se tivessem cheios de micro, micro, micro espinhos, fiquei assim por vários dias até o próprio corpo expelir.


Opuntia Microdasys Branco

As espécies com poucos espinhos requerem um ambiente mais sombrio. Num caso ou noutro, os cactos devem estar sempre muito bem iluminados.

Como retirar os espinhos de cactos 3 dicas

1. Normalmente, os espinhos de cactos se rompem ao serem pressionados por pinças, então pasra extrair os espinhos, espalhe no local uma camada de gel facial ou cera de depilar. Deixe secar durante 5 minutos, ou acelere o processo com um secador de cabelos. A seguir, retire o gel ou cera com os espinhos. Embora seja menos eficiente, o mesmo processo pode ser feito com cola branca.

2. Pegue uma pinça e molhe ela no álcool. Visualize o espinho e tente retirar com a pinça, sempre com muito cuidado. Se o espinho for de um cacto pequeno e você não conseguir retirar, deixe que o corpo se livra de expulsar esse corpo estranho. Não faça isso com espinhos grandes, se não conseguir retirá-los, procure um médico.Caso fira seu olho com o espinho, lave o olho com água abundante e depois embebeda um algodão com soro fisiológico e passe-o no olho, isso é para fazer quando não se pode ir ao médico no momento, assim que puder, procure um médico.


Fonte: Meu jardim é assim


3. Quando sentir que um espinho feriu sua pele e está ainda na sua pele, pegue uma fita adesiva coloque levemente na região e puxe para arrancar rapidamente.



 
Fonte: Jornal Estadão



Como manusear cactos com espinhos

Veja aqui como transplantar suas suculentas e cactos. Cactos de porte muito grande, tem poderosos espinhos que podem machucar muito e até causar lesões oculares muito sérias, podendo levar à cegueira total. Todo cuidado é pouco, procure sempre lidar com luvas de couro grossas, papelão, papel de cozinha dobrado várias vezes e além disso eu costumo usar um jornal enrolado bem grosso.

Fonte: Meu jardim é assim

















Fontes Pesquisadas
Meu Jardim é assim




24 comentários:

  1. Ok, agora aprendi. Fui trabalhar em meu canteiro e como plantei o cacto primeiro, sempre que ia mexer nas outras plantinhas encostava o braco no cacto. Resultado, poucos minutos depoisestava cheia de espinhos minusculos e onde passava o braco era um incomodo terrivel! Meu filho me ajudou a tirar os mais visiveis usando os dedinhos dele, mas outros espinhos se misturavam com os pelos de meu braco e foi uma tortura por dias... Estava receosa de acontecer de novo, mal chegava perto dele. A dica da cera e da fita adesiva me animou muuuito! Beijinhos querida!! Parabens por este trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitadinhaaaaaaaaa!!!
      Ficou toda picada...é perigoso mesmo, eu tbm fiz umas barbeiragens lá no meu jardim..plantei uns cactos meio peerto um do outro e quando tenho que limpar fico toda nicada rsrsr...

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  2. Um espinho do cacto meio grande entrou em meu dedo na hora conseguir tirar mas ta inflamado doendo muito a uma semana o que eu faco? Socorro!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Meu dedo esta inflamado a uma semana entrou um espinho mas conseguir tirar na mesma hora doi muito o que eu faco??? Socorro bjs

    ResponderExcluir
  4. Pizei em um cacto, meu pe ta muito inflamado, nao consigo pizar no chao, alguem me ajuda pelo amor de Deus..

    ResponderExcluir
  5. Pizem em um cacto, faz 4 dias meu pe ta muito inflamado, posso nem pizar no chão, alguem me ajuda pelo amor de Deus . :(

    ResponderExcluir
  6. Tenta tirar os espinhos e se não conseguir va num pronto socorro, caso veja que está infeccionando!!
    Sheila

    ResponderExcluir
  7. Tem varios espinhos do mato no meu pe nao sei o q fazer! Talves a fita nao tire e agora o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Johnathan, se os espinhos estiverem infeccionando é melhor que vá num posto de saúde! Eu normalmente desinfecto uma agulha e tiro os que consigo e que não estão infeccionados.

      Boa sorte
      Sheila

      Excluir
  8. Encostei meu braço em um cacto agora e está cheio de espinhos pequenos, tirei uma parte com a pinça e o restante está muito pequeno mesmo, e dolorido, o que eu faço agora?? Me ajudeeeem por favor!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha, se não estiver infeccionando vá tirando 1 a 1 ou com as dicas que dei no post. Caso esteja infeccionando é mellhor ires a um posto de saúde!!

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  9. Tenho um cacto fino como um dedo midinho e agora está ficando largo como uma palma porque?

    ResponderExcluir
  10. Olá peguei em um cacto e de palminhas cheio de pelinhos e eiu não sabia que eram espinhos,não conseguir tiraspois são muito pequeninos e finos me ajude por favor

    ResponderExcluir
  11. Tenho uns pelinhos de cacto nos dedos e estou sentindo muito incômodo não consigo retirar por eles serem muito minúsculo e bolinhos por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  12. Olá peguei em um cacto e de palminhas cheio de pelinhos e eiu não sabia que eram espinhos,não conseguir tiraspois são muito pequeninos e finos me ajude por favor

    ResponderExcluir
  13. Me ajudem bateu 4 espinhos no meu dedo e eu acho que já tirei tudo mas ainda ta enchado o que eu faço?

    ResponderExcluir
  14. Me ajudem bateu 4 espinhos no meu dedo e eu acho que já tirei tudo mas ainda ta enchado o que eu faço?

    ResponderExcluir
  15. Me ajudem bateu 4 espinhos no meu dedo e eu acho que já tirei tudo mas ainda ta enchado o que eu faço?

    ResponderExcluir
  16. Aconteceu agora com a minha filha fe 5 anos, são esses pequenos tipo pelo. Ela tá chorando
    Sai sozinho?Ñ da nem pra ver.

    ResponderExcluir
  17. Aconteceu agora com a minha filha fe 5 anos, são esses pequenos tipo pelo. Ela tá chorando
    Sai sozinho?Ñ da nem pra ver.

    ResponderExcluir
  18. Aconteceu agora com a minha filha fe 5 anos, são esses pequenos tipo pelo. Ela tá chorando
    Sai sozinho?Ñ da nem pra ver.

    ResponderExcluir
  19. olá eu queria tirar uma duvida, eu comprei um cacto pequenino e estou meio preocupada pois as pontas dos espinhos deles estão meio laranja, queria saber se isso é normal ou ele esta doente de alguma forma.

    ResponderExcluir
  20. Gente ao manusear um cacto de porte grande comprido caiu na minha cabeça a acabou gravando um espinho grossinho na minha cabeça, não houve jeito de conseguir tirar em casa, está sangrando e doendo muito, o que eu faço???? Me ajudem por favor tô com medo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...