Foto 1 |
Em inglês é chamada "beheading" ou seja, propagação por decapitação, eu prefiro falar corte da "rosete".
Muito utilizada quando os galhos das suculentas estão muito alongados (foto 1), ou quando queremos fazer uma muda exatamente idêntica a planta mãe.
Foto 2. Observe as marcas de onde retirei as folhas. |
Antes de tudo, retire algumas folhas dos caule (foto 2), logo abaixo da rosete.
Com uma faca afiada ou estilete corte a "rosete" horizontalmente, deixando com uns 2 cm de caule abaixo de sua base.
Deixe a "rosete" descansar (foto 3), em local seco e na sombra, o ideal é deixá-la na vertical em algum recipiente vazio, em torno de 10 dias, ela já terá calosidade e provavelmente já terá criado raízes.
+++A foto numero 3 misteriosamente desapareceu, vou tentar achar em meu computador, caso nao encontre, deixar descansar, significa apenas deixar o corte da rosete desacansando e cicatrizando.
+++A foto numero 3 misteriosamente desapareceu, vou tentar achar em meu computador, caso nao encontre, deixar descansar, significa apenas deixar o corte da rosete desacansando e cicatrizando.
Foto 4. Rosete replantada e já enraizada. |
Nesse caso eu quis utilizar esse vasinho para replantar a "rosete" (foto 4) e a raíz replantei em outro.
Foto 5. Retiradas 2 "rosetes" |
Dessa plantinha cortei 2 "rosetes" e vejam quantas "rosetes" novas nasceram a partir de onde foram retiradas as folhas.
Abaixo vejam as fotos de outras mudas que fiz com esse processo.
De 1 "rosete" pelo menos mais 3 novas plantinhas idênticas. |
Aqui já começa a brotar 1 "rosete". |
Mais 3 lindas "rosetes" |
Adorei este post e foi uma boa aula de propagação também adoro suculentas e cactos.
ResponderExcluirBjs
Oi Sandra!!!
ExcluirQue bom receber teu comentário elogioso, ainda mais quando estamos começando na vida de blogueira rsrsr..
Apareça sempre e se tiver alguma questão ou sugestão de post me dá um toque...vou adorar preparar um post a pedidos..
Beijinhos e obrigadão!!
Sheila
http://vidasuculenta.blogspot.com/
Obrigado for mentioning my blog, The Garden Buzz, in your lista. I know Spanish so I can figure out most of what your blog on succulents says. I have an upcoming article on succulents in "Northern Gardener" magazine with lots of photos.
ExcluirThanks Rhonda
Hello Rhonda!! Nice to meet you. I'm glad you're here reading my blog. You're welcome. I'll read your article in "Northern Gardener" i love succulents too much.
ExcluirKisses
Sheila
Adorei o seu blogue,adoro cactos principalmente aqueles com muitos espinhos, mas acredito que são perigosos, talvez você me possa postar algum esclarecimento a respeito. Também tenho seguido as suas "reportagens" no yutube.curtas mas bastante esclarecedoras, Obrigado tem me ajudado muito OBRIGADOOOOO....
ResponderExcluirObrigada pela visita!! e que bom que tens acompanhado meus posts, espero que eles continuem sendo interessantes, vou me esforçar para continuar. Obrigada pela dica de post sobre os espinhos de cactos, sei que são perigosos sim, mas não vou te dizer nada agora sem me embasar em algo. Já tive experëncia de lidar com o Opuntia Microdasys que não tem espinhos, ele tem uns pontinhos amarelos, que parecem pelos...lidei sem luvas e uma meia hora depois minhas mãos estavam me pinicando como se tivessem micro, micro, micro espinhos...
ExcluirTe prometo um post sobre o assunto.
Obrigada pela visita e volte sempre!!!
Sheila
http://vidasuculenta.blogspot.com
Oi Maria!! Postei hoje um artiguinho sobre espinhos de cactos, espere que gostes!!
ExcluirSheila
http://vidasuculenta.blogspot.com
Boa noite Sheila , só hoje tive tempo para ler o artigo sobre os espinhos e adorei!... parece que os espinhos estão em pleno desenvolvimento e estão por todo o lado, mas só se pica quem os cotuca!...
ExcluirÓtimo post de propagação, parabéns! Bem didático,vou colocar em prática!!
ResponderExcluirabraço
Edson (Jardim Em Conserva)
Great post! I am glad that my browser (chrome) has an automatic translator. Great idea for a post and I will share it on facebook. Super info every succulent grower should know!
ResponderExcluirHi Candice!!
ExcluirI am very happy that my post can be useful and even getting a compliment coming from you, I admire you and your succulents. Thanks for sharing!
I hope i can post more useful things on 2013!!!
Sheila
Olá Sheila. Pesquisando sobre as suculentas achei seu blog e adorei!! Depois das orquideas, as suculentas estão começando a tomar conta da minha vida :) Uma dúvida, como faço para poder replantar aquelas mudinhas que nascem na lateral dessas suculentas em forma de rosa? Comprei uma com muda, e não sei como posso plantá-la em outro vaso. Obrigada.
ResponderExcluirOi Cintia querida!!
ExcluirQue bom que gostastes do blog...obrigada pela visitinha!!! Quanto a tua pergunta, vou escrever um post, pois pode ajudar outras pessoas...aguarde hoje ou mais tardar amanha publico.
Beijinhos
Sheila
Olá Sheyla, olho seu blog todos os dias porque sou uma apaixonada por suculentas!!! Infelizmente matei afogadas todas as mudas que recebi, não sabia que elas não gostavam de água, como na casa da minha mãe em Curitiba elas dão feito praga e o quintal lá é bem úmido, quando trouxe pra Salvador achei que elas morreriam se ficassem secas. Coitadinhas apodreceram em menos de uma semana! Agora quero comprar novas mudas mas estou com uma dúvida, para replantá-las desta maneira que você descreve o ideal é tirar a raiz e deixar que elas criem raízes novas? Porque comprei algumas mudas e troquei de vaso com a raiz, inclusive fiz o substrato próprio pra suculentas, não reguei e todo o resto e mesmo assim elas estão lá a quase quatro meses e não deram uma cria sequer!!!Estes dias minha gata desenterrou uma folha de um vaso e vi que a raiz estava enorme, mas cria que é bom nada e veja, esta folha foi colocada no vaso em dezembro!! É demorado assim mesmo ou minha suculenta é estéril, tem problemas de procriação? Ai ai dúvidas!!! rsrsrs Muitas dúvidas!!! estas suculentas estão partindo meu coração!! Abraço e sucesso Dani
ResponderExcluirOi Pat!! Seja bem-vinda ao bloguinho!!
ExcluirOlha só, o que eu descrevi neste post foi para fazer propagação, ou seja, de uma plantinha vais ter mais uma. Se quiseres só mudar de vaso não vai precisar fazer isso.
As que tu transplantou e que estão demorando para criar mudas deve ser por não ser época. Quanto a mudinha de folha que está com as taizes enormes, mas sem brotinho, as vezes acontece comico também, da ultima vez o que fiz foi tirar a folha da terra e deixei só deitada em um vasinho, demorou mas hoje tem um mudinha muito pequeninha, algumas são muito lentinhas mesmo. Não sei se consegui esclarecer tudo..se tiver mais alguma dúvida grita de novo...se eu puder ajudar é um prazer...beijinhos
Sheila
Olá Sheyla, fiz um comentário a pouco mas não consegui postar. Caso esteja duplicado e só eu não esteja vendo peço desculpas.
ResponderExcluirEu adoro suculentas, mas já fiz várias besteiras tentando te-las. As primeiras matei afogadas, porque não sabia que elas apodreciam com muita rega. Outras matei porque botei as folinhas no sol pra tentar propagá-las e elas murcharam e faleceram. cerca de 4 meses comprei várias mudinhas e fiz TUDO certinho, fiz o substrato, não reguei como louca e até agora nada... nenhum filhinho!!! Estou achando que enho dedo ruim pra suculentas e que minhas plantinhas são estéreis!!! Isso é possível? quatro meses e nada? Inclusive algumas fizeram até o favor de murchar!!! Uma amiga tem, joga na terra e abandona, 2 dias depois tem um milhao e meio de florzinhas, na casa da minha mãe em Curitiba que mais chove do que qualquer coisa elas nascem feito praga no quintal. Qdo ligo reclamando que as minhas não crescem ela tá esnoba.Minhas perguntas são, para replantá-las qdo vem da loja devo tirar a raiz e deixar só no caule, porque as que plantei com raiz estão ali estacionadas, parecendo umas defuntas verdes. Outra coisa, minha gata desenterrou uma foliha que botei na terra também a uns quatro meses e percebi que ela está com raízes enormes mas mesmo assim não deu cria! Isso é normal? Ela vai procriar ou essa raiz é só pra me dar falsas esperanças!! Suculentas, bonitinhas mas ordinárias!!! Obrigada Sheyla, parabéns pelo Blog e muito sucesso pra vc!!! Beijo, Dani
Oi Dani!!
ExcluirTe respondi ali em cima rsrs...
Tenha paciencia, elas são meio demoradinhas mesmo, pois elas tem uma época que adormecem. No começo eu tbm queria fazer umas mudinhas e ficava olhando toda hora, tirava do vasinho, mexia e nada..quando abandonei elas parece que explodem..mas é lento rsrs inclusive deixei em portugal várias folhas num lugar iluminado, ventilado e pelo que vi numas fotos que minha vizinha mandou, elas estão com uns 5 cm já, sem água, quase sem terra...é um milagre da reprodução...porém lento rsrs
Não desista da tua coleção, se quiseres me mandar umas fotos delas, do lugar onde estãom de repente surge mais alguma dica...sheila_zanella7@hotmail.com
Beijinhos e espero ter ajudado..qualquer duvida grita..
Sheila
Boa noite, pessoal.
ResponderExcluirEstou me sentindo um invasor de um "Clube de Luluzinhas", mas tenho dúvidas.
Não sei se é só no meu micro, mas não estou encontrando a foto 3, que é onde estaria mostrando o descanso da "rosete", seria possível respostá-la?
Outra dúvida, após destacada a "rosete" já se pode plantar imediatamente a raiz?
Abraços fraternos.
Sérgio Lopes
Oi sergio acabei nao achando a imagem e na pressa de te responder acabei nao vendo a tua ultima pergunta...
ExcluirApós destacada a "rosete" já se pode plantar imediatamente a raiz? pode, mas o melhor e deixar 24 horas sem plantar, para cicatrizar o corte em local iluminado, sem sol direto, bem ventilado...se quiser deixar sem plantar alguns dias nao tem problema, o que vai acontecer e que vai comecar a enraizar. O problema de plantar logo apos o corte e que como o local esta umido, pode acontecer de pegar algum fungo.
Qualquer duvida deixa um comentario por aqui..
Sheila
Obrigado, Sheila.
ResponderExcluirTeu blog e a página no Facebook têm sido muito úteis nessa minha vontade de aprender sobre essas plantinhas.
Oi Sergio!! E muuito bom saber que meu empenho tem gerado conhecimento...
ResponderExcluirVolte sempre!! e obrigada pela visita e comentario..
Sheila
Oi Sheila,
ResponderExcluirÉ possível mandar pro meu e mail estas instruções sobre as várias formas de propagação das suculentas? Assim poderei imprimir e consultar sempre que necessário. Estou tentando fazer meu jardinzinho de suculentas, mas as dúvidas são constantes. :)
Desde já agradeço.
Oi sheila tenho algumas plantinhas tanto cactos qnto sucu ms ganhei o cacto bm estranho parece um papelao amassado cm espinhos grandes e avermelhados na ponta plo q pesquisei e 1 montruosa peruano percebo q sao 2 no mesmo vaso a raiz ta tao grande por baixo q deixa o vaso bambo como separalos sem danificar aguardo anciosa seu blog e. Super sempre venho aq + é a1vez q comento espero q possa me ajuda cmo mando fotos p vc ja consegui faze 1 vaso de mudas seguindo suas dicas amo plantas e adooorooo seu blog bjim
ResponderExcluirolá, gostaria de saber qual o proximo passo, quando é possivel tirar as rosetes e replantar?
ResponderExcluirObrigada!
Natalia, voce pode re-plantar as rosetes assim que elas cicatrizarem!!!
ResponderExcluirSe tiver mais alguma dúvida é só dar um grito!!
Beijinhos
Sheila
Olá Sheila. Eu não sei se entendi muito bem? Você retirou um pedaço do meio da planta (caule) separadamente da raiz e da coroa com folhas! dai então esse pedaço de caule você esperou ele cicatriza a parte de cima de de baixo e depois replantou, é isso? Ai eu pergunto; a parte da coroa com folhas e a base com a raiz você replantou também? e desenvolveu direito?
ResponderExcluirNa realidade eu cortei a 'florzinha ou rosete', esta foi replantada após cicatrizar o corte e a parte que sobrou, que foi a raiz e parte do caule eu deixei plantada no mesmo vaso, dessa parte vão nascer várias plantinhas como podes ver nas ultimas fotos!! é super fácil e dá ótimos resultados!!
ResponderExcluirBeijinhos
Sheila
Olá! Me apaixonei pelas belas suculentas e comecei a plantar em vasos sem furo pois mantenho-as dentro de casa sobre móveis, mas percebi que as folhinhas q ficam próximas a terra murcham e caem secas, sigo todas as recomendações q leio a respeito das regas e cuidados, porém como ficam dentro de casa pegam pouco sol... Minha dúvida, isso é comum? Me preocupo com a frequência q essas folhas morrem, todo dia tem pelo menos uma. Qual cuidado devo tomar para evitar? E isso é normal? Bjs! Obrigada!
ResponderExcluirSirlene
oii td bem?
ResponderExcluirestou com várias plantas que estão com esses brotos no caule.
o que faço com eles? removo? se sim, como faço pra remover sem danifica-los?