sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Os 5 Elementos de Feng Shui no seu jardim

Feng Shui é uma Filosofia Chinesa, que significa Vento e Água, que nas crenças tradicionais chinesas são a fonte de toda energia da vida.
Essa energia vital é chamada de Chi e traz abundancia e bençãos em seus ambientes e sua vida, então, quando você está projetando de acordo com os princípios do Feng Shui, você está incentivando o Chi a fluir para dentro de você e de todo seu ambiente.
Antes de começar a fazer o Feng Shui no seu jardim, você precisará entender alguns princípios básicos da filosofia.
Seguindo algumas orientações, você mesma pode planejar um jardim não só bonito, acolhedor e equilibrado, ainda pode trazer abundância em sua vida.
Como arte o Feng Shui permite que toda a energia que cerca sua vida (Chi) venha ao seu ambiente trazendo harmonia e equilíbrio.
No paisagismo Chinês são utilizados os 5 elementos, juntamente com as 9 zonas do Bagua, para alcançar o equilíbrio completo todos devem estar presentes.

Os 5 Elementos do Feng Shui
Para criar um ambiente de Feng Shui você deverá conhecer as características de cada um dos elementos e sua interação com os outros elementos, pois alguns poderão ser usados dentro da mesma área, enquanto outros devem ser separados para evitar o Chi negativo.
Água
A água é um dos principais elementos do Feng Shui e deve estar integrado no seu projeto paisagístico, utilizando água pura e em movimento utilizando alguns recursos. Riachos correndo e fontes de parede, feitas de metal, mas tome cuidado as fontes feitas de barro, cerâmica e pedras. O elemento pedra neutraliza os efeitos positivos da água segundo os fundamentos do Feng Shui.
A água também pode ser simbolizado pelas cores preto e azul. Móveis de metal e acessórios de ferro forjado com acabamento preto pode gerar o mesmo Chi positivo como um tanque de peixes.
Criando o elemento água através do uso das cores é uma ótima forma de implementar o Feng Shui em áreas pequenas.

Fonte da Foto: Landscaping Design
TerraRepresenta as montanhas e comumente utilizado grandes pedras e rochas, acessórios verticais, estátuas em barro, argila ou terracota. Canteiros elevados e canteiros de flores em cascata também podem ser usados para representar o elemento terra.

Madeira
A madeira é o início do ciclo dos elementos e representa o nascimento e nova vida.
Plantas e árvores tipicamente criam este elemento dentro de um jardim Feng Shui, mas a energia positiva de madeira também podem ser gerados com brilhantes, tons vivos de azul e verde.

FogoFogo é o elemento mais negativo no Feng Shui. Este elemento é mais freqüentemente simbolizado com tons brilhantes de vermelho, assim como tons mais suaves como o rosa. Itens de barro podem ser integrados nesta área para oferecer o equilíbrio. Considere vasos terracota e esculturas naturais.
Fonte da Foto: Succulent Gardens
Metal
Acessórios de metal completam os 5 elementos do Feng Shui. O metal equilibra os efeitos negativos da terra e pode ser utilizado de diversas formas criativas.
Ouro, prata, cobre, bronze e mobiliário e decoração podem ser usados ​​para criar este elemento, bem como a pureza da cor branca.
O jardim Feng Shui requer um planejamento cuidadoso e compreensão da delicada conexão entre os cinco elementos da natureza.

Fonte da Foto
Resumindo, aqui vão mais algumas idéias para balancear os cinco elementos do Feng Shui.
A fim de trazer o elemento água em seu jardim considere a construção de um pequeno lago ou piscina. Para adicionar madeira e terra você pode adicionar algumas pedras e pedregulhos para reforçar a presença de terra em seu gramado. A fim de adicionar metal para o seu jardim, o adicione sinos de vento. Uma churrasqueira também pode representar o fogo no seu jardim completando assim a presença de todos os cinco elementos do Feng Shui.
Mantenha seu jardim sempre limpo. É aconselhável fazer pequenas mudanças de acordo com as estações, plante algumas pereneais, troque as capas das almofadas.
A filosofia do Feng Shui indica não colocar nenhum objeto acima do nível dos olhos. Portanto, se você quiser usar cestos para trazer boa sorte para a sua casa, pendure-os perto da parede onde ninguém ficará com eles acima do nível dos olhos e não haverá risco de lhes cair sobre a cabeça.
Quanto as 9 zonas do Bagua, clica Aqui falei sobre isso num post.



Fontes Consultadas:
http://www.dummies.com/how-to/content/gardening-with-feng-shui-principles.html
http://www.landscape-design-advisor.com/design-styles/asian-style/feng-shui
http://www.indobase.com/fengshui/tips-for-garden/garden.html

2 comentários:

  1. Oi Sheila, que bom saber dessas coisas, e poder usar no nosso jardim pra ficar em harmonia e atrair coisas boas, e quem não quer hem?
    Tudo de bom amiga e um maravilhoso final de semana. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sheila,
    sempre passo aqui pra fazer uma visitinha! Lindo seu blog.
    BJs

    http://fernandespenaflavia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...