domingo, 20 de janeiro de 2013

Como regar cactos e suculentas - Atualizado em 08.02.2013

Nesse post vamos aprender sobre como regar cactos e suculentas. Uma das áreas favoritas do meu jardim é a área onde estão as suculentas e cactos, tenho ambos no jardim e alguns em vasos. A maneira de tratá-los pode ser diferente, dependendo do local onde se encontram, sombra ou sol intenso. Minhas suculentas ficam em um lugar mais seco e a chave para a rega é regá-las abundantemente até se formar uma poça de água.

Fonte da Foto

O momento de regar é sempre quando o solo estiver muito seco, eu tento evitar que os jatos de água muito fortes pois podem danificar as folhas, procuro usar um jato mais suave, isso toma mais tempo, mas como elas não exigem mais que uma rega por semana durante o verão, e uma vez ao mês durante o inverno esse momento chega a ser um prazer. Certifique-se que o solo está bem seco antes da rega para que assim evite o apodrecimento das raízes. Outra forma de saber a hora de regar é quando eles estão murchinhos e sem vida.
As Euphorbias necessitam um número bem menor de rega, pois essas apodrecem com muita facilidade.
Euphorbia Trigona
Um bom truque é colocar suas suculentas em algum lugar que ao final da tarde elas estejam a sombra, principalmente no alto calor do verão, e não esqueça no alto calor do verão é hora de aumentar a quantidade de rega e não regá-las quando ainda tiver sol, regue a tardinha, caso contrário você poderá estar fazendo um cozido de suas suculentas.
Nunca deixe água nos pratinhos, pois dependendo do tempo que ali estiverem essa água poderá ajudar a apodrecer a sua plantinha é por isso que sempre lembro aqui que o vaso ou canteiro deve ser bem drenado e arejado.

Para ajudá-las ainda mais, vejam os vídeos nos links abaixo;
http://www.gardenguides.com/video-56393-watering-cactus-succulent-gardens.html#ixzz1jI3DbbuP
http://www.ehow.com/video_4993258_watering-cactus-succulent-gardens.html
http://www.gardenguides.com/video-56393-watering-cactus-succulent-gardens.html#videoTranscript

Atualizando...Regas em vasinhos de louça sem furos... Hoje me perguntaram lá na fanpage sobre como regar as xícaras com Suculentas, como eu tenho algumas em xícaras sem furos, então uso solo com cascalho misturado e areia e pouquissima rega...pouca mesmo!! Vai dando uma olhadinha nela, introduza um palitinho de madeira, se sair terrinha grudada ou a madeira úmida AINDA NÃO É HORA DE REGAR!!

28 comentários:

  1. AMEI SUAS DICAS,,TENHO UMAS 200 SUCULENTAS E UNS50 CACTOS ,,ADOREI SUAS FOTOS ,,PARABENS......

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela informação! :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu blog!
    Quando o vaso é médio ou grande e vejo que a superfície está bem seca; eu deixo mais um ou dois dias dependendo se estiver calor ou frio. A parte superficial pode estar seca, mas dentro a terra pode ter um pouco de umidade.
    Eu adoro cactos, inclusive em meu blog (http://espacodasplantas.blogspot.com.br/) faço várias referências a este tipo de plantas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jonathan!!
      Eu faço exatamente como você nas regas...se está seca ainda espero mais um pouco rs..E que legal que tens um blog sobre plantas, vou dar uma passada por lá.

      Obrigada pela visita e apareça sempre!!
      Sheila

      Excluir
  4. Oi Sheila, obrigada por mais esta informação, as minhas ficam dentro de casa, recebem luz, mas acho que não o necessário. E sempre fiquei em dúvida quanto a rega, agora com essa dica do palitinho....acho que vai dar tudo certo. Até pensei em desistir de cultivá-las.
    Me diz uma coisa: e quando estão no jardim e chove dias seguidos? elas não morrem?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Sheila, obrigada por mais essas informações, já estava quase desistindo de cultivá-las. Tenho muitas dentro de casa com pouca incidência de luz, mas agora já sei como fazer. Tenho um vaso no jardim, e como faço quando os são dias seguidos de chuvas? elas não morrem?
    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!! Hoje me fizeram a mesma pergunta no facebook então vou colar a resposta que dei lá rsrsr "se possível tenta deixar num lugar onde tu possa proteger da chuva, que tenha bastante luminosidade, necessariamente não PRECISA sol e que seja bem ventilado...O que eu fazia em Portugal, nas que estavam em vasos, pra época de chuva eu tinha uns garrafões de água de 5 litros que cortei e quando via que iria chover eu corria e colocava nos vasos era uma correria, mas como os vasos eram pesados eu nao teria como remover rs...Tu não tens nenhum lugar, mesmo em uma área ou até dentro de casa perto de uma janela, que tu possas abrir pra ventilar...eu aqui na Irlanda tenho na janela de um banheiro que nao usamos pra banhos.." Essa foi a resposta que dei lá rsrsr acho que pode te ajudar né??
      Beijinhos e venha sempre me visitar!!

      Sheila

      Excluir
  6. Nossa, me ajudou bastante tenho algumas aqui em casa, e ando sofrendo pra não deixá-las apodrecer, fazer mudas com as folhas. Vlw pelas dicas... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e foi útil...Apareça sempre!!

      Abraços
      Sheila

      Excluir
  7. Eu tenho um problema sério com as regas... tenho peninha de ver o solo seco :/
    A alternativa que eu encontrei para molhar as meninas com mais frequência sem aprodrecê-las foi não exagerar na quantidade, coloco pouca água.

    Até então tem dado certo, ainda não matei nenhuma :)

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE AMIGAS.ESTOU COMEÇANDO AGORA A AMAR AS SUCULENTAS.....AINDA TENHO POUQUINHAS....... MAS AINDA ESTOU APRENDENSO ALIDAR COM ELAS E JA DEIXEI MORRER ALGUMAS...KKKK AGORA ESTOU MAIS ATENTA COM ELAS.....EU AS TENHO EM UMA CANTONEIRA DENTRO DE CASA MAS TEM VENTILAÃO E UMA JANELA EM POUCO NA DIREÇÃO.....ESTOU AMANDO VER AS DICAS......AGRADEÇO DE CORAÇÃO.....SÃO MUITO OMPORTANTES PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO... QUE TODAS TENHAM UAM SANTA E ABENÇOADA SEMANA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Sheila, que que você pode me falar sobre borrifar água nos cactos e suculentas?
    Tenho costume de regar duas vezes na semana e borrifar água todos os dias, mas só em cima das plantas.

    Devo mudar alguma coisa?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Sobre borrifar água..eu quase não borrifo nas minhas, apenas rego e pronto...O que eu acho, é que se está dando certo, continue fazendo como tens feito.
      Abraços,

      Sheila

      Excluir
  10. Oie Sheila, tenho algumas mudinhas de suculentas em casa. Uma delas, tenho há 4 anos e agora comecou a apresentar alguns problemas. Ela tem manchas marrons nas folhas e no tronco, alem de onde a folhinha esta nascendo, sempre junta uma secreção branca! Volta e meia uma das folha seca por inteiro mesmo grudado ao caule. e cai. Ela ja perdeu muitas folhas e nao esta visosa como era, tenho algumas fotos. sera que vc pode me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Fernanda, acho que tuas suculentas estão com cochonilhas..Dá uma olhada nestres posts;;
    http://www.vidasuculenta.blogspot.ie/2014/05/dica-sobre-o-tamanho-de-vasos-para.html

    http://vidasuculenta.blogspot.ie/2013/06/dicas-de-cultivo-e-perguntas-frequentes.html

    http://vidasuculenta.blogspot.ie/2013/01/tipos-de-pragas-e-doencas-em-cactos-e.html

    Acho que podem e ajudar, mas antes de tudo separe a plantinha das outras pra não infectá-las..

    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  12. A MINHA TA ENRUGANDO!!!! E PONHO NO SOL DA MANHA POR 4 HORAS TODOS OS DIAS..NÃO MOLHO MUITO TENHO MEDO DE MORRER...TEM COMO RECUPERÁ-LAS??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nrmalmente quando enrugam é falta de agua!! Aumente a rega, molhe excessivamente 1 vez por semana!!!1

      Excluir
  13. Nossa comecei agora a colecionar suculentas e ja estou maluco com tantas varidades... Lindas ....

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber como e onde compro suculentas estrangeiras... E suas dicas sao execelentes. Q pena não li antes minha Rosa do deserto enxarcou as raizes...

    ResponderExcluir
  15. Oi Gilmar!!
    O que eu sei é que para importar plantas requer um certo trabalho e dinheiro, muita papelada!!
    Mas sei de pessoas que tentam fazer ess importação 'ilegal", muitas vezes elas passam pela fiscalização sem problemas, mas outras acabam sendo incineradas!! É questão de tentar!!!

    Abraços e obrigada pela visita!!
    Sheila

    ResponderExcluir
  16. Amei as dicas! Sao coisinhas muito lindas e cultivar torna-se uma terapia. Beijos
    Marina Ana

    ResponderExcluir
  17. Amei as dicas. São coisinhas muito lindas. Cultiva-las torna-se uma terapia. Um beijo pra todos.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Sheila e tds!
    Eu sempre gostei de Cactos, mas nunca tive oportunidade de ter um, parar para cuidar, viver um pouco essa energia de ser um adepto de ser um cuidador de cacto.
    Estou me preparando para ter um jardim, pequeno, mas mas vai ser especial e que eu tenha momentos para pesquisar sobre eles e cria-los!
    Gostei do seu blog e espero ter a sorte termos uma amizade Cactoista...rs.
    Parabéns pelo seu trabalho Sheila!
    Lembre, sou iniciante, mas tenho grande um desejo de fazer td direitinho na criação dessas plantas tão cheias de simbolismo para mim e para muitos que são adeptos.

    Sheila, muito obrigado!

    Joto Gomo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...