Durante muito tempo não se prestou atenção às áreas das varandas e pátios. Nos frios meses de Inverno, ficávamos felizes num lugar quente e acolhedor dentro de casa e quase não lembramos do jardim e áreas externas.
Quando a Primavera se aproxima, voltamos a nos interessar pelas nossas varandas, jardins e decks. O inverno deixa vestígios nos nossos jardins, pátios e varandas. Para apagar os sinais do Inverno, é preciso fazer algumas melhorias aqui e ali e algum trabalho de remodelação.
Fonte: Portal Angels |
O que fazer em relação às manchas de ferrugem, danos climatéricos no solo, móveis de jardim e persianas e infestações de musgo nos pátios? Gostaríamos de lhe dar algumas sugestões sobre como lidar com este tipo de problemas depressa e facilmente.
Conforme atravessa o seu pátio ou varanda, pode notar alguns pontos que ficaram infestados com musgo e líquenes depois do longo Inverno. Apesar desta patina esverdeada dar um aspecto mediterrânico a algumas pedras no jardim, muitas vezes não é bem-vinda nos terraços. Além de parecer sujo, é perigoso, pois é fácil escorregar em lajes cobertas de musgo ou líquens.
Por isso, a questão é como se resolve o problema. Escolhe-se um produto químico geralmente muito eficaz, mas muitas vezes tóxico, ou uma alternativa mais amiga do ambiente? Não devem ser usados produtos químicos nos chãos de madeira, pois a madeira é muito sensível e esses tratamentos podem causar danos permanentes. Nesses casos, é melhor usar os velhos remédios caseiros de sucesso comprovado. Lave o chão depois de o limpar. Não é boa ideia usar vedantes, pois a madeira necessita de respirar.
A melhor forma de evitar o esverdeamento é começar por escolher as pedras certas. Por exemplo, o granito, é menos susceptível ao esverdeamento. Ao criar a disposição de um novo pátio, deve assegurar-se de que há uma ligeira inclinação para que a água possa ser escoada e não se acumule.
Fonte: Traça Móveis |
Para recuperar o velho brilho das balaustradas de varandas enferrujadas, primeiro pode limpar a superfície com uma escova de arame. Um velho remédio caseiro é remover a ferrugem com água quente e sumo de limão. No entanto, esta opção não é muito duradoura. Para combater a ferrugem a longo prazo, pode aplicar primário anti-ferrugem nas áreas enferrujadas e depois dar duas demãos de tinta.
Deve garantir sempre que tratar o chão, as balaustradas e os móveis com produtos ecológicos com certificação ambiental, em particular se tiver crianças.
Fonte: http://www.gardena.com/pt/garden-life/areas-de-varandas-e-patios-depois-do-inverno/
Sheila querida, adorei o post! Ótimas dicas!
ResponderExcluirBjos e uma semana abençoada pra ti!
Vero
Oi Vero Querida!!
ExcluirObrigada pela visitinha, fico super lisonjeada sempre que vens e deixa teus comentários sempre tão carinhosos!!
Beijinhos
Sheila
ADOREI O POST , TENHO UM PERGOLADO COM UM LINDO DEK NA FRENTE DE CASA !!!
ResponderExcluirADOREI O POST ,VOU USAR AS DICAS AQUI EM CASA!!!
ResponderExcluirQue bom foi útil o post!!
ExcluirObrigada pela visita e volte sempre!!
Beijinhos
Sheila