sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Plantas - Medidas Preventivas - Cuidados constantes

Quem tem um jardim sabe o quanto é importante que ele esteja saudável, pois no momento que alguma praga se instala a coisa pode se tornar irremediável. Por isso, é sempre bom dar uma relembrada em alguns métodos preventivos. Fiz uma pesquisa na internet por fotos de algumas doenças que atacam os cactos e suculentas, acho que assim já pode ajudar, pelo menos a reconhecer o problema.
Quem tem o hábito de verificar as folhas e caules das plantas periodicamente sabe que qualquer praga, detectada no início, pode ser logo eliminada.
Procure sempre que possível retirar os bichos assim que perceber sua instalação. Dessa forma, você acabará com eles antes que tenham a possibilidade de procriar e formar colônias. Nos casos de insetos e de ácaros, segure a planta com uma das mãos e, com a outra, vá removendo os invasores, um a um. Se forem muito miúdos, segure cada parte da planta e passe uma esponja ou escovinha macia e molhada, lavando-a de vez em quando para retirar os que ficaram grudados. Se as lesmas ou caracóis se alojaram, procure-os no solo, em volta da planta, e nas folhas, retirando-os com o auxilio de um pauzinho.
Uma praga instalada há muito tempo precisa ser eliminada com produtos químicos poderosos. O combate eficaz “evita uma recaída”. Para esses casos, mais graves, pode-se usar um produto químico de qualidade controlada, considerando que ele é tóxico, está sendo usado como último recurso e deve ser guardado sempre longe das crianças.

Cochonilha
Cochonilha
Tanto os remédios líquidos, quanto os pós (solúveis em água) para pulverização contêm substâncias nocivas ao ser humano e a outros animais, inclusive a alguns insetos inofensivos e outros que são necessários à polinização de certas plantas floríferas e frutíferas. As iscas granuladas,indicadas para eliminação de lesmas e caracóis (quer saber mais clica aqui e qui), só devem ser colocadas se não houver animais domésticos que possam ingeri-las.
Lembre-se que cactos e suculentas não gostam de umidade, por isso evite muita umidade.


Cactos Desease

Cactos Desease

Cactos Desease

Cactos Desease
















Infelizmente não guardei as fontes das fotos e nem do texto.

4 comentários:

  1. ADOREI este post, pois meu cactos estão ficando dodóis.
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!!!
      Que 10 ter sido útil e tão rápido!! Quando comecei a fazer o post pensei que era meio negativo ficar postando coisas sobre doencas e pestes...mas que bom ter podido te ajudar e foi bom pra eu ver que uma diquinha ou outra vai acabar sendo útil para alguém. Uma pena por teus cactos...os que estão dodóis nao esquece de separar dos que estão bons!!

      beijinhos
      Sheila

      Excluir
  2. Adorei as fotos Sheila!! Algumas dicas você já havia me dado por e-mail, mas as fotos foi muito boa idéia, assim identificamos melhor!!! Bjim

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...