quinta-feira, 11 de abril de 2013

Propagação: alguns pontos a considerar


As plantas suculentas, na minha opinião, são as plantas mais fáceis de propagar. A propagação pode se dar Naturalmente - Quando caem folhas da planta mãe ou galhos se quebram e enraizam e surgem novas plantinhas sem ao menos a gente perceber.

Por folhas - Quando destacamos folhas desenvolvidas e saudáveis, deixamos cicatrizar por alguns dias e  logo em seguida acontece o enraizamento e o nascimento de uma nova plantinha.
Pra escolher a folha: ela já deve estar adulta e bem carnosa, sem aparência enrugada, ou amarelada. Não esqueça que é essa folha vai ser a reserva da sua muda até que ela possa produzir sozinha seu próprio alimento.
Veja mais aqui.

Por galhos - Quando cortamos algum galinho, deixamos cicatrizar à sombra, em lugar bem ventilado e com boa iluminação. Veja mais aqui.

Por corte de rosetes - Quando simplesmente cortamos aquela "rosete", mas antes disso tiramos algumas folhinhas do caule que vai ficar com a raiz, para que desses pontos nasçam novas plantinhas. Veja a explicação mais completa aqui.

Muitas pessoas me perguntam sobre quanto tempo leva para enraizar. Esse tempo vai depender, do tipo de suculenta, das condições climáticas, tais como umidade do ar, luz, ventilação. Já li que elas podem demorar de 4 a 6 meses. As minhas experiências mostraram que a mesma planta pode ter tempos diferentes de brotar e desenvolver.
Veja na foto abaixo. A plantinha que está maior e mais forte eu destaquei a folha para propagar bem depois da menor, a menor já estava com raiz e com a plantinha já um pouco desenvolvida.

A da direita já estava desenvolvida quando retirei a folha da esquerda.
As melhores suculentas para propagar na minha humilde opinião são: crassulas, echeverias, sanseverias e as kalanchoes.
Echeverias
Crassula Red Edge

Sanseveria Laurentii - Espada de São Jorge


Kalanchoe Luciae


Kalanchoe Tomentosa


Kalanchoe Beariensis


Kalanchoe Fedtschenkoi


Kalanchoe Marmorata

Kalanchoe Scapigera
Melhor época para propagação

A melhor época é fim da primavera início do verão, mudas feitas nessa época enraizam mais rapidamente, pois nessa fase elas não estão em fase de adormecimento. Existem também aceleradores de crescimento de raízes, eu nunca utilizei, mas a maioria dos viveiros de plantas utiliza.

Algumas dicas práticas
- Durante o período de cicatrização não coloque a folha aunda na terra, pois essa poderá reter umidade e poderá apodrecer a folha. Eu coloco na terra somente quando vejo que algumas raizes já aparecem.
- Depois disso ainda não enterre as folhas, apenas coloque-as sobre a terra bem drenada, eu costumo usar nessa fase mais areia que terra..
- O recipiente deve ficar em local iluminado e arejado, não deve pegar sol direto e nem água da chuva.
- Não regue as folhinhas das mudas, apenas use um esborrifador no ambiente (muito pouco). Se regar as folhas podem apodrecer.
- Procure não movimentar o recipiente, para que as folhas saiam do lugar.
- Não retire a folha antiga, a que gerou a mudinha até ela estar bem seca, não esqueça que ela é que vai suprir a nova plantinha.

Importante:
Tenha paciência e persistiencia.

8 comentários:

  1. Sheila,

    Você acertou em cheio no final. Paciência e persistência. São duas coisas que temos que ter ao colecionar essas coisinhas tão lindas.
    Até que nessa parte da propagação eu estava fazendo direitinho. Rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sheila,

    Mais um post maravilhoso.
    Aprendi muito.
    Um lindo final de semana! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi Meninas!!! Obrigada pelos comentários e que bom que as dicas foram úteis...

      Beijinhos e apareçam!!

      Sheila

      Excluir
  4. Oi amiga querida, ameeeeei seus últimos posts, boas dicas, as suculentas "estão com tudo" e é o desejo de muitos, que gostariam de cultivar, e acham que é difícil, não sabem como fazer, e vão aprendendo e desvendando seus segredos com explicações tão boas como estas, adoreiii!!!!!
    Beijinhos!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá,Sheila!
    Vim lá do blog da querida Fátima pra te visitar,e já adorei este teu lindo e tão especial cantinho! Também sou apaixonada por plantas e ainda uma pequena "aprendiz" em relação às suculentas. Pois como eu disse ainda há pouco lá na Fátima, já perdi muitos cactos e suculentas por sempre achar que elas estavam com sede...(Rs...)Mas sem dúvida são plantas maravilhosas e admiráveis! Achei ótimo as tuas dicas sobre a propagação das mudinhas...Muito práticas e esclarecedoras! Com certeza vou estar sempre por aqui pra acompanhar estas tuas aventuras por esse mundo extraordinário das plantas!
    Meu abraço carinhoso pra ti e um iluminado domingo!!!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  6. Gostei , comecei minha coleção .....
    Blog bem resumido e objetivo .
    Gostei muito e sempre estarei por aqui .
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A partir do enraizamento, em quanto tempo as suculentas atingem uns 10cm?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...