sábado, 12 de janeiro de 2013

13 Dicas essenciais para cultivar Cactos e Suculentas - 13 essential tips for Cactus and Succulents

Aqui vão algumas dicas simples de como cultivar Suculentas e Cactos, o texto original está nesse link  http://sgplants.com/blog/category/useful_tips , como grande parte dos acessos é de pessoas que tem o inglês como língua nativa e quiserem ver o conteúdo em inglês é só acessar o link acima ou usar o tradutor do Blog.


1. Primeiro de tudo vem da própria denominação que muita gente não tem conhecimento, todos os Cactos são Suculentas, mas nem todas Suculentas são Cactos.

2. Instruções de cuidados de Suculentas, normalmente são generalizadas, mas se cada variedade for cuidada apropriadamente os resultados serão infinitamente maiores.

3. Suculentas necessitam de BAIXA MANUTENÇÃO e não NÃO MANUTENÇÃO.

4. Suculentas são plantas que se adaptaram ao ambiente no qual não há água por longos períodos de tempo.

5. Existem 3 ambientes que causaram essa adaptação:
     Deserto: seco e quente - Quer ver clica aqui
     Alpes: frio e gelo - Quer ver clica aqui e aqui
     Trópicos: húmido e salgado - Quer ver clica aqui

6. Muitas Suculentas apreciam algum tipo de sombra ou alguma proteção do sol intenso. Mas a maioria ficam bem com 2 a 3 horas de sol direto por dia.

7. Suculentas apreciam solo arejado e bem drenado, cascalho grosso ou lava esmagada fazem bem esse trabalho. Segundo esse texto a areia não, mas li vários lugares que a areia de construção é indicada, areia de praia não. Eu particularmente utilizo areia sim e as minhas estão indo muiito bem. Quando compro o substrato próprio para cactos e suculentas eu ainda acrescento um pouco mais de areia.

8. As Suculentas são muito eficientes coletando e armazenando água. Geralmente são eficientes quanto a coletar e armazenar nutrientes.

9. Suculentas apreciam regular rega, porém em pequenas doses. Eu costumava regar abundantemente e com espaços longos de tempo e dava muito certo. Veja aqui como regar suas suculentas e cacatos.

10. Os mais balanceados fertilizantes funcionam bem em doses pequenas e não mais que uma vez ao mês.

11. Suculentas como a maioria das plantas pode pegar pragas e doenças, fique de olho nos sinais e use a sua experiencia para achar a solução para o problema. Veja também dicas aqui e aqui.

12. As Suculentas como outras plantas estarão saudáveis quando tiverem mistura de água, nutrientes do solo e ambiente apropriados.

13. A folhagem das Suculentas são bastante atraentes. Há uma série de coisas que podem danificar a folhagem tornando-o menos atraente. Proteger as plantas de caracóis, earwigs (respilho em português de Portugal, eu realmente não sei em Português do Brasil) e granizo.





Dica de um leitor do blog!!
A areia de fato é uma boa opção, permite que as raizes "respirem" alem de não reter tanta agua, evitando o apodrecimento da raiz.
Realmente a areia de praia não é recomendado devido a salidade, uma boa opção seria a areia de filtro de piscina, tem um tamanho uniforme o que evita a compactação e ph neutro, ao contrario da areia de construção, que pode acabar sendo fina demais ou de procedencia duvidosa e acabar por contem mais do que só areia, mas esterilizado e peneirado não há porque não usar.





53 comentários:

  1. Adorei as dicas.
    É uma pena que todas as minhas suculentas tenham morrido.
    vô postar pra você ver depoois :)

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taadinhaaaa....Náooo acreditooo que morreram, que pena!!! Já detectou qual o problema??
      Quando postar me avisa!!

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  2. Respostas
    1. Thank you Candice!!

      I'm very happy because you come back here!!

      Kisses
      Sheila

      Excluir
  3. Oi tudo bem? Tava lendo mais um post para não perder o costume rs!
    Esse respilho que vc fala é esse bichinho? Aqui no Brasil ele é conhecido como: Tesourinha. Dizem que ela costuma entrar no ouvido e cortar não sei o quê.

    Bjoss e tudo de bom para vc viu!

    ResponderExcluir
  4. Oi Kau!! eu não conhecia esse respilho...fui apresentada quando fiz o post..mas deve ser esse tesourinha sim rsrsr...
    E quanto a tua pergunta, é sim, depois que tiver brotinho e raiz tu coloca na terra...deixa a folha que gerou a muda pra fora da terra, ela vai secar...e procura não molhar muito...Tu acredita que deixei umas folhinhas lá em portugal, estao na sombra, mas em local iluminado desde maio 2012...e dando zoom nas fotos que minha vizinha mandou, vi que estão grandinhas?? espero chegar lá a tempo pra plantar em vasos ou no jardim..rsrsr espero que não voem com o vento rsrs
    E faça quantas perguntas quiser Kau...adoro poder ajudar...Bem agora vou lá no teu blog ver se tem novidades e colar a respostinha rsrsr

    Beijinhos
    Sheila



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é o bichinho em questão só existe nos Estados Unidos, ele é parente proximo da nossa tesourinha. A boa noticia é que a "deles" é onivora, ou seja come outros insetos e plantas e a "nossa" tesourinha é exclusivamente carnivora, inclusive muito utilizada em hortas para comerem lesmas. Podem ficar tranquilas!!! As suculentas estão a salvo!!! hehehehe

      Excluir
    2. Ola, o bichinho em questão é parente proximo da tesourinha.
      Segue algumas diferenças:
      - earwig: só existe nos EUA, é onivoro (come outros bichinhos e verduras)
      - tesourinha: Brasileira e exclusivamente carnivora, utilizada em hortas para evitar o ataque de lesmas e outros insetos herbivoros

      Boa Noticia: As suculentas estão salvas!!!!

      Excluir
  5. Oi Sheila, queria saber qual o nome dessa suculenta que aparece na primeira fotos (que tem as pontinhas rosadas). Tenho uma muito parecida que comprei florida, com flores rosas estreladas, mas ela não tinha nome.

    Bjoss e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia!! quando comprei a etiqueta marcava Echeveria Pulidonis...muito linda, adoro!!

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  6. OI SHEILA! QUAL É O MELHOR SUBSTRATO PARA AS SUCULENTAS,E QUAL É O MELHOR FERTILIZANTE PARA COLOCAR ?

    ResponderExcluir
  7. oi sheila! por gentileza, qual é o melhor substrato para suculentas, e qual fertilizante que posso utilizar?

    ResponderExcluir
  8. Oi Kriska!!
    Eu usava ou o substrato próprio pra cactos e suculentas ou fazia uma mistura de 1 parte de terra e 1 parte de areia grossa, não use areia de praia por causa do sal. E o fertilizante eu comprava um que não estou mais lembrada do nome mas era um especifico para cactus e suculentas.

    Espero ter ajudado, obrigada pela visita e volte sempre!!

    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  9. A areia de fato é uma boa opção, permite que as raizes "respirem" alem de não reter tanta agua, evitando o apodrecimento da raiz.
    Realmente a areia de praia não é recomendado devido a salidade, uma boa opção seria a areia de filtro de piscina, tem um tamanho uniforme o que evita a compactação e ph neutro, ao contrario da areia de construção, que pode acabar sendo fina demais ou de procedencia duvidosa e acabar por contem mais do que só areia, mas esterilizado e peneirado não há porque não usar.

    ResponderExcluir
  10. Boas dicas, vou inserir no post.

    Obrigada e volte sempre com boas dicas!!

    Sheila

    ResponderExcluir
  11. Oi Sheila!!!! Adoro seus ensinamentos sobre suculentas!!! Moro em Florianópolis, acho que tenho sorte e amor, pelas minhas suculentas. Porque uso a "areia" da praia,( areia do meu pátio) e misturo com terra adubada, e da composteira. E fertilizante nunca coloquei, pois não sei qual usar!! Bjinhos Rute

    ResponderExcluir
  12. Olá Sheila. Adoro cactos e suculentas, eu nunca coloquei fertilizantes nos meus, não sei nem qual colocar...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta fertilizar de 15 em 15 dias na primavera, tu vais ver grande diferença!
      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  13. Comprei mais suculentas e fiz umas mudas... sei lá se vão dar certo... agora vi este post pros "iniciantes"... LOVIUUUU....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Senhora iniciante!! rsrs já que fez mudinhas, deixa elas quietas, mas a melhor fase é na primavera, mas de qualquer forma elas vão crescer agora, porém mais lentamente. Quero ver fotos das suculentinhas senão nao acredito!! rsrsrs

      Beijinhosssssssss loviuuuu tchuuuuuuu pra xuxuuu
      Sheila

      Excluir
  14. Oi Sheila, to pesquisando no seu blog como cultivar essas suculentas tão lindas, mas onde encontro essa areia de filtro de piscina? To por fora...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia!! Compra em loja de material para piscinas ou jardinagem...Tu podes comprar tbm areia para construcao, mas tome cuidado que nao seja de praia..

      Obrigada pela visita!!

      Sheila

      Excluir
  15. Olá. seguidora de vc no facebook, fico maravilhada com o desenho dessas maravilhas naturais, moro num Bioma de mata atlântica, Serra e nas montanhas uau..mt chuva ...as minhas as lesmas comeram um monte, estou refazendo minhas mudinhas, adorei a dica da areia de construção, obrigada, e parabéns pela sua atitude ...vejo tanta Arte na natureza, tenho meu blog de educação ambiental, se chama Libelular se tem libélula sinal que a água está limpa,..beijos e mt mt obrigada pelo seu carinho com a natureza...abraço, Ruth di Buriasco.

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu blog. Tbm estou iniciando nessa maravilha, Estou ficando viciada. Sempre procurando alguma diferente. Estou deixando sob o sol (aqui no Rio tem feito + de 40 º), só que algumas não resistiram e morreram após um temporal.

    ResponderExcluir
  17. Maravilhosas dicas eu sempre aprendo mais alguma coisa quando venho aqui. Parabéns.

    ResponderExcluir
  18. As minhas suculentas e cactos eu coloco terra normal, e adubo com madeira, ossos e carvão, fica muito bom, e regulando a rega elas não morrem, ficam muito saudáveis e até aceleram o crescimento, aparecimento de flore e menor perda de folhas velhas, as folhas têm uma vida muito mais longa, fazendo a planta retirar água e nutrientes do solo ao invés de "reciclar" seu próprio corpo, sem falar que ganha uma resistência maior ao sol forte. É preferível evitar tomar chuva, visto que terra pura e matéria orgânica retém muita água.
    Espero ter ajudado...
    Queria saber como enviar fotos???

    ResponderExcluir
  19. Oi Billy, claro que ajudou...mande as fotos pra meu email sheila_zanella7@hotmail.com

    Obrigada pelas informações e pela visita!!

    Sheila

    ResponderExcluir
  20. Ola adorei a dica;
    Por aqui com o frio e chuva o maior problema são as lesmas.
    Estou toda hora trocando os vasos de lugar colocando em lugares mais altos
    mas por incrível que pareça como são danadas! chegam rapidinho
    Gasto um tempo inspecionando as folhas.
    Abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, li uma reportagem que se você colocar cerveja com sal, mata as lesmas, a cerveja atrai e o sal as resseca. Nunca fiz o teste, porque não tenho problema com elas. Espero ter ajudado.

      Excluir
  21. Olá Sheila! Tudo bem? Estou começando a minha coleção de cactos e suculentas e super animada e feliz com os meus novos mimos!!!
    Adorei o seu blog espero termos contatos mega divertidos a partir de agora... Bjos!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Sheila! será que teria um meio de eu te mandar algumas fotos de minhas plantinhas para vc ver o que está dando errado com elas? Adoro suculentas, mas tenho muitas dificuldades em cultivá-las. Vc teria dica de algum curso aqui no Rio que eu possa fazer? Muito obrigada!
    Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana!! me envia por email sheila_zanella7@hotmail.com

      Beijinhos
      Sheila

      Excluir
  23. Oi Sheila, há muitos anos eu tinha suculentas lindas, mas o tempo passou, elas secaram.
    Atualmente estou começando novamente a cultivar, preparando vasinhos etc.
    Ainda juntando todo material necessário.
    Depois vou comprar as mudinhas.
    As suas estão belíssimas!
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oi Sheila. Gostaria de saber que suculento é esta que esta na quarta foto .É amarela Eu não conheço?bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Sheila!!! adorei os post das suculentas,ainda não tenho experiência com plantas...uma vez...tentei cultivar violetas mas não fui feliz em um ano que comprei todas morreram uma a uma, coitadinhas. Amo a natureza e já tive 5 gatos, 1 Beta e uma cachorra que deu cria 2 vezes e sempre cuidei bem dos bichinhos até encontrar dono pra eles porque onde moro é pequeno e falta muito... água no verão, este estes são os 2 grandes motivos de não poder ter animais em casa. Então, recebi um vídeo interessante sobre as suculentas. Bom!! falei demais não? Moro em Florianópolis e estou pretendendo cultivar flores e pantas que não necessitam de muitos cuidados.As suculentas é uma delas, me simpatizei com suas lindas folhas bem hidratadas. Anotei seu email e assim que eu comprar as plantas lhe mando uma msg e uma foto para vc poder acompanhar seu desenvolvimento ok?bjus

    ResponderExcluir
  26. comprei várias suculentas e me dói tanto vê-las morrendo sem saber o que fazer..........vou tentar essas dicas, misturar terra com areia grossa...tomara que eu acerte....obrigada

    ResponderExcluir
  27. Acho lindas as suculentas
    Em breve terei umas lindas para compartilhar

    ResponderExcluir
  28. Amo essas sucolindas, cada vez fico mais empolgada em planta-las.Faço várias mudinhas e fico observando seu desenvolvimento.Quando tenho um tempinho, vou lá na internete pesquisar!Boa noite!

    ResponderExcluir
  29. Tenho um casco de jabuti e queria plantá suculentas nele como faço...????

    ResponderExcluir
  30. Olá seita tenho várias suculentas ficava meio perdida até conhecer seu blog adorei as dicas aí onde você mora tem cacto orquídea ou flor de outubro aqui em São Paulo é raridade se souber onde acho ficarei muito grata obrigado

    ResponderExcluir
  31. tbm vou começar a cultivar suculentas estou amando elas

    ResponderExcluir
  32. Achei ótimo as dicas, vou começar a cultivar essas jóias dá natureza. Abrç

    ResponderExcluir
  33. Em Portugues do Brasil é bicho tesourinha ou dermaptera que eu saiba.

    ResponderExcluir
  34. Sheila querida, esse seu jardim desertico toma quantas horas de sol por dia?

    ResponderExcluir
  35. Sheila querida,esse seu lindo jardim desertico,toma quantas horas de sol por dia?

    ResponderExcluir
  36. Estou começando com as suculentas e cactos a pouco tempo.Mais ja apaixonei por elas.Estou atrás de informacao pq vi ja algumas e são lindas e quero cuidar e manter perfeitas.Obrigada pelas as dicas.

    ResponderExcluir
  37. Estou começando com as suculentas e cactos a pouco tempo.Mais ja apaixonei por elas.Estou atrás de informacao pq vi ja algumas e são lindas e quero cuidar e manter perfeitas.Obrigada pelas as dicas.

    ResponderExcluir
  38. Oi po favou me ajude comprei algumas suculentas e delas já morreram agora eu estou usando o fertilizante Forth cacto não sei se vai dar certo pois usei só uma vez e tá ficando amarela as folhinhas tbm mudei algumas pra uma jardineira onde eu coloquei 8 suculentas cada uma diferente mais não ta com cara de qui vai pegar eu usei hurmos de minhocas terra vegetal casca de Coco moída e por de chaxim.serar se eu fiz correto.e sobre o fertilizante serar se tá certo tbm.obrigado um grande abraço e qui Deus abençoe!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...